A nova pesquisa da Capgemini Brasil, realizada entre maio e início de junho de 2023, revela o índice de maturidade do Open Finance no país e destaca os desafios e oportunidades do ecossistema tanto para as empresas envolvidas quanto para os consumidores de serviços financeiros. O estudo foi realizado por um comitê composto por 16 executivos e especialistas da indústria financeira, academia e associações.
“Acreditamos que esta primeira edição do Índice de Maturidade de Open Finance Brasil fornecerá mais clareza aos participantes do mercado, indicando caminhos e oportunidades relevantes para a evolução do Open Finance no país”, afirma Jamile Leão, Líder para Soluções de Open Finance da Capgemini Brasil.
O estudo mostra que 53% das empresas afirmam ter metas de desempenho relacionadas aos impactos do Open Finance. Além disso, 70% delas dedicam áreas ou pessoas para tratar de temas relacionados ao Open Finance, e 26% já estão gerando receita com soluções lançadas no Open Banking.
A pesquisa também revela que 37% das empresas utilizam dados para a gestão de clientes, o que corresponde ao número de consumidores que autorizaram algum banco ou carteira digital a acessar informações de outras instituições onde possuem conta (37%). Dado que contribui com o índice de maturidade das empresas de (6,43).
Segundo David Cortada, VP do Centro de Excelência para Bancos da Capgemini Brasil, os dados levantados demonstram aspectos importantes que já estão na pauta estratégica das instituições financeiras brasileiras. “O estudo indica que, embora ainda distante dos principais núcleos de negócios, o Open Finance apresenta um enorme potencial para a hiperpersonalização e centralidade do cliente, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços diferenciados, com oportunidades de novas fontes de receita”, comenta.
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De acordo com o levantamento, os produtos de crédito são apontados como uma das principais oportunidades de monetização, tanto para as empresas como para os consumidores, seguidos pela melhoria da experiência em pagamentos e investimentos.
Por fim, o índice de maturidade para consumidores bancarizados foi avaliado em 5,34, demonstrando um nível significativo de envolvimento e adoção de serviços financeiros. Inclusive, entre os serviços que motivariam os consumidores a autorizar o compartilhamento de seus dados, destacam-se: acesso a cartões de crédito com benefícios diferenciados e acesso a cartões de crédito com limites maiores.
“Temos o prazer de participar desta iniciativa junto com a Capgemini Brasil”, comenta Tatiana Orofino, gerente de desenvolvimento de negócios para o mercado financeiro da AWS no Brasil. “A AWS está acompanhando de perto o desenvolvimento do Open Finance no país, uma vez que a nuvem desempenha um papel fundamental na arquitetura necessária para que as instituições financeiras operem em novos modelos digitais, garantindo flexibilidade, segurança e escalabilidade no armazenamento e compartilhamento de dados”, acrescenta.
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