A Câmara dos Deputados já tem adesão suficiente para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a Americanas, disse o deputado André Fufuca (PP-MA), que coletou mais do que as 171 necessárias.
O trio bilionário – Jorge Paulo Lemann, Marcel Teller e Carlos Sicupira – que apoiou a varejista nas últimas décadas pode ser convidado ou convocado para comparecer à comissão, segundo o deputado Elmar Nascimento, líder do partido União Brasil na Câmara.
A bancada decidiu apoiar a CPI porque vários pequenos empresários foram afetados pela suposta fraude contábil. “Vamos ligar para todos e identificar os responsáveis. Vamos investigar, não é possível que pequenos investidores e fornecedores sofram prejuízos”, afirmou Nascimento para a Bloomberg Línea.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Executivos que lideraram a companhia antes do suposto rombo de dinheiro estão no alvo, como o ex-CEO Miguel Gutierrez, que ficou no cargo por 20 anos. Pessoas que forem chamadas para comparecer pessoalmente perante o Congresso, serão legamente obrigadas a comparecer, mas poderão permanecer em silêncio se desejarem.
Fufuca, em seu pedido de abertura de inquérito, disse que o episódio da Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações do Brasil. “É do interesse público fazer com que os investidores confiem que a economia popular jamais será prejudicada por qualquer tipo de fraude, erro ou acobertamento em balanços sem que o governo investigue e exponha tudo o que aconteceu nesses casos”, afirmou para a Bloomberg.
A Comissão de Valores Mobiliários (CMV) também está investigando as suspeitas de irregularidades na Americanas e o impacto sobre os investidores.
Caso Americanas
Em janeiro, a Americanas publicou um comunicado ao mercado em que confirma as “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões e que levou a empresa a um endividamento de R$ 40 bilhões. O baque nos valores das debêntures da empresa afetou diversos fundos de investimento que as têm na carteira.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.