A Cabify, plataforma de mobilidade urbana, iniciou um projeto global de distribuição de equipamentos de segurança individual aos seus motoristas parceiros nos 11 países em que opera, sendo estes máscaras reutilizáveis, álcool em gel e película de isolamento entre condutor e passageiro.
No Brasil, a empresa prevê realizar a distribuição de máscaras e álcool em gel escalonada nas 8 cidades em que atua com carros privados. Já as películas de proteção veicular serão inicialmente instaladas nos carros de condutores que atendam a determinados pré-requisitos, e que atuam em regiões com maior volume de solicitações de viagens. Desta forma, a plataforma prioriza os clientes e motoristas mais ativos, além de, operacionalmente, contemplar boa parcela de pedidos de viagens.
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Cabify trabalha para oferecer uma resposta abrangente às novas necessidades e desafios da mobilidade urbana no País. Desta forma, além de seguir com as determinações públicas de recomendações de segurança, a empresa lançou um plano global para facilitar o fornecimento de máscaras, desinfetantes para veículos, e tubos de álcool em gel, a dezenas de milhares de motoristas, bem como a instalação rápida de divisórias de proteção entre motorista e passageiro, no maior número possível de veículos.
“Mesmo antes da quarentena e do aumento do número de casos no Brasil, a Cabify criou um comitê totalmente focado em desenvolver soluções inovadoras e de segurança para todos, sejam estes motoristas, passageiros, clientes corporativos e funcionários. Desta forma, o fornecimento de equipamentos de segurança aos motoristas parceiros faz parte de uma iniciativa que visa aumentar a proteção destes profissionais, que são essenciais no momento em que estamos vivendo”, explica Luis Saicali, Presidente da Cabify Brasil.
Junto com um programa de recomendações de segurança, a Cabify estabeleceu vários mecanismos para garantir a máxima aceitação e uso dos equipamentos de proteção, de acordo com os requisitos de cada um dos países. “Convocamos nossa comunidade de motoristas e passageiros a, juntos, preservar a segurança o máximo possível. O uso de elementos de proteção é uma ferramenta vital para aumentar o compromisso de todos contra o coronavírus, além da confiança mútua”, afirma Vicente Pascual, Chief of Ride Hailing e cofundador da Cabify.
Importante ressaltar que a película de isolamento entre motoristas parceiros e passageiros, fornecida pela empresa, tem uma duração mínima de 6 meses, extrapolando, inclusive, o tempo previsto de quarentena no País. Assim, com a adoção de mais essa medida protetiva, a Cabify entende que eventual retomada das atividades pela população, poderá ser realizada com maior segurança e conforto para ambos os lados – motoristas e passageiros.
Outras medidas de segurança
A prioridade da Cabify é a saúde de seus colaboradores, motoristas parceiros, usuários e prestadores de serviço. Desde o início da emergência sanitária, a Cabify criou um comitê específico para garantir o monitoramento adequado do coronavírus (covid-19) e ativar protocolos internos recomendados em cada caso.
Para proteger a segurança de seus funcionários, a Cabify também implementou uma série de medidas internas para impedir a disseminação, dentre elas políticas de home office e um programa de suporte interno para aqueles que exigem atenção reforçada.
Além de realizar constantemente a comunicação com funcionários, usuários e motoristas parceiros, com recomendações da OMS e das autoridades locais competentes, a empresa estabeleceu protocolos de segurança reforçados e também lançou uma nova categoria, “Entrega”, que realiza o transporte de objetos entre usuários e, também, de empresas que precisam escoar as encomendas.
Por outro lado, a empresa adapta constantemente sua operação aos requisitos estabelecidos pelas autoridades em termos de permissões de mobilidade e uso de equipamentos de segurança, além de incentivar o pagamento de corridas via aplicativo.