Em parceria com a XP Investimentos, a Bossanova realizou na manhã desta quarta-feira (8) o Café com Capital, evento destinado ao grupo de investidores da venture capital mais ativa do Brasil. Nesta edição, o convidado foi Bruno Perini, executivo que é sócio de Thiago Nigro no Grupo Primo, investidor e criador do curso ‘Viver de Renda’, em que ensina seus alunos a fazer o dinheiro render da melhor forma.
Abrindo o evento, o CEO da Bossanova, João Kepler, comentou sobre a linha seguida pela venture para realizar seus investimentos e novos mercados que devem enfrentar. Comentou também sobre a parceria da Our Crowd, que permite investimentos da Bossa em empresas de Israel, por meio de um comitê exclusivo.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Ao subir no palco, Bruno Perini contou sua história e contou como valoriza o networking realizado e a importância das parcerias no mundo dos negócios. Explica que o sucesso sozinho é muito solitário e que a batalha é muito mais difícil. “O mundo é muito complexo, é impossível que uma única pessoa entenda de tudo, então eu fui atrás de outros executivos que contemplem outras áreas do mercado”, comenta Bruno.
Em conjunto com Nigro, Perini e o Grupo Primo lançaram a Finclass, plataforma de cursos online destinada para investidores de todos os níveis. Ao longo da jornada da plataforma, viram a necessidade de fidelizar ainda mais o cliente, que participava dos cursos por 2 ou 3 meses e depois cancelava a assinatura depois de ter aproveitado o conteúdo. Assim, surgiu a ideia da criação de um novo braço no Grupo Primo, com a nova gestora de investimentos denominada Grão. Sendo o primeiro fundo lançado pela marca, o Arca funciona com investimentos em longo prazo em formato de previdência social.
Questionado sobre como reconhecer o momento de investir na startup, Perini explica que é impossível ficar de olho em todos os negócios do mercado, mas que é preciso tentar. “Uma hora ou outra alguma grande oportunidade vai passar e vocês não vão pegar, mas fiquem tranquilos que não é o fim do mundo. Mas é preciso priorizar o investimento early na startup, potencializando ainda mais os lucros futuros. Nesse mercado, investimento para ser viável precisa ser em longo prazo”, comenta o influenciador.
Bruno Perini e as habilidades para ser um bom investidor
Diferente de outros mercados, para empreender é preciso ter mais do que apenas ensino teórico, a vivência de mercado é a principal escola. Perini comenta que o investidor deve seguir o método de vida de ratos, que apesar de ser um animal desprezado pela sociedade, ele se adapta aos ambientes que vive. Continua falando que ratos são muito resistentes ao ambiente que vivem, e investidores também precisam dessa volatilidade.
Bruno comenta que ambientes hostis fazem parte da criação de um bom empreendedor, que deve ser acostumado com más experiências de mercado. Perini finaliza a questão ao falar que o sofrimento e o fracasso são partes importantes da jornada do empreendedor.
Questionado por um participante, Perini explica que cada empreendedor deve saber reconhecer suas habilidades, explica que inteligência e expertise são coisas diferentes. Inteligência é o conhecimento teórico do empreendedor, e expertise seria toda a bagagem adquirida ao longo da jornada, Perini finaliza dizendo que acha a expertise mais necessária para a alma empreendedora.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.