Após período de forte aceleração da digitalização dos negócios, a Nuvemshop, plataforma de e-commerce, acaba de alcançar a marca de 100 mil lojistas em toda a América Latina, com brasileiros representando mais da metade deste volume. Nos últimos dois anos a base de clientes da empresa cresceu cerca de 300% tanto no país, quanto na América Latina.
“O nosso objetivo é possibilitar que os empreendedores tenham acesso à tecnologia de ponta e à economia de escala, as quais, antes da plataforma, apenas grandes varejistas tinham acesso”, afirma Guilherme Pedroso, country manager Brasil da Nuvemshop. “No último ano, investimos ainda mais em soluções de ponta pensadas para PMEs de todos os tamanhos, desde o empreendedor que está começando no online, até os negócios que pretendem consolidar e expandir suas vendas. Trabalhamos para reduzir as barreiras do empreendedorismo em toda a América Latina e, hoje, com 100 mil clientes, temos a certeza de estarmos no caminho certo”.
Raio-x do empreendedor no comércio digital brasileiro
Segundo o Nuvemcommerce, estudo realizado pela empresa, o perfil do empreendedor do setor no país é bem heterogêneo, mas é possível identificar alguns padrões. Dentre o total de empreendedores no online, 79,5% não possuem loja física; enquanto 20,5% possuem loja física além do e-commerce. Cerca de 42% dos empreendedores são jovens entre 25 e 34 anos.
E, apesar de a região Sudeste ainda ser a de maior representatividade no e-commerce em todo o país (60%), a região Nordeste foi a que mais cresceu, totalizando 12% da base da empresa em maio de 2022, em comparação a 7% em 2019. Atualmente, os segmentos de Moda, Acessórios e Saúde & Beleza são os mais representativos do total dos negócios online da Nuvemshop.
Acerca de escolaridade, 33% possuem superior completo, e 20,6%, ensino médio completo. Em relação ao tamanho da equipe, mais da metade dos lojistas empreende de forma independente, sem funcionários; e quase 40% têm entre 2 e 5 funcionários.
Estratégias da Nuvemshop
Além da expansão do volume de empreendedores conectados à plataforma para vender online por meio de sites próprios, a Nuvemshop também impulsionou o crescimento das equipes para atender à demanda cada vez maior pela sua tecnologia. A empresa, que se tornou unicórnio em 2021, cresceu o time brasileiro em mais de duas vezes no último ano. Hoje, são mais de mil colaboradores em toda América Latina.
“Com todos esses avanços, seguiremos acompanhando as demandas dos nossos clientes, a fim de continuar avançando a gama de serviços. Além da ampliação do nosso ecossistema de parceiros de e-commerce e varejo, seguimos apostando nas nossas soluções em pagamentos e logística, de forma a oferecer uma grande variedade de tecnologia para as necessidades de negócios de todos os tamanhos. O perfil do pequeno e médio empreendedor online nos fornece informações valiosas sobre quais são as necessidades e tendências dos lojistas para o próximo semestre”, comenta Pedroso.
Para atender às necessidades dos lojistas, a plataforma aumentou em mais de 260% a oferta de aplicativos no ecossistema para os empreendedores agregarem serviços às lojas virtuais. Ademais, desde o ano passado, a empresa lançou também 19 ferramentas gratuitas para facilitar tarefas e otimizar a gestão do negócio online. Já em pagamentos, os lojistas realizaram mais de 1 milhão de vendas por meio do Nuvem Pago, totalizando cerca de R$ 230 milhões processados desde seu lançamento em outubro de 2021.