Em 2022, foram registradas 195 bilhões de transações de pagamentos em tempo real (PTR) no mundo, um crescimento anual de 63,2 %, de acordo com o relatório “Prime Time for Real-Time” de 2023 da ACI Worldwide e GlobalData. O Brasil ficou em segundo lugar dos países com mais PTR e o grande responsável é o Pix, lançado em 2021.
O Brasil foi o terceiro mercado de PTR com evolução mais rápida em 2022, com um crescimento anual de 228,9 %, e teve 29,2 bilhões de transações em 2022, representando 15% de todas as transações internacionais em tempo real.
Os novos casos de uso sofisticados para consumidores e empresas estão levando os volumes mundiais de pagamentos em tempo real (PTR) a níveis recordes, isso porque eles exigem formas de pagamento mais baratas, rápidas e eficientes, além de existir uma grande aceitação de PTR pelos comerciantes. A previsão é de 511,7 bilhões de transações em tempo real até 2027, representando uma taxa anual de crescimento composta (CAGR) de 21,3 % para o período entre 2022 e 2027.
A LATAM é uma das regiões de maior crescimento a nível mundial. Espera-se que as transações de pagamentos em tempo real (PTR) cresçam de 33 bilhões em 2022 para 119,5 bilhões até 2027, a uma CAGR de 29,3%. A previsão é de que a região tenha uma das maiores proporções de PTR como parte dos pagamentos eletrônicos até 2027 (56%).
O relatório Prime Time for Real-Time deste ano analisa as transações de PTR per capita por mês pela primeira vez, destacando onde consumidores e empresas usam os PTR de maneira mais ativa:
- O Bahrein, um país com apenas 1,5 milhão de habitantes, deverá ter o maior nível de adoção de PTR por parte dos consumidores até 2027, com 83,3 transações de PTR per capita por mês projetadas;
- Espera-se que os consumidores no Brasil (2º) e Tailândia (3º) realizem 51,8 e 43,6 transações de PTR por mês, respectivamente, até 2027;
- Quatro países europeus – Holanda, Suécia, Dinamarca e Finlândia – estão previstos entre os 10 principais na adoção de PTR por parte dos consumidores até 2027;
- O Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França e Itália – todos entre as 10 principais economias mundiais por PIBi — devem ficar em 17º, 19º, 33º, 34º, 35º e 42º, respectivamente, na adoção de PTR por parte dos consumidores em 2027.
“O relatório deste ano destaca como a adoção de pagamentos em tempo real por consumidores e empresas acelera quando as condições são adequadas”, diz Craig Ramsey, diretor global de pagamentos em tempo real e serviços bancários da ACI Worldwide. “Os países no topo da nossa tabela de classificação – Bahrein, Brasil e Tailândia – são todos facilitadores relativamente recentes de pagamentos em tempo real. A colaboração concertada da indústria e mandatos governamentais, a ampla adoção de comerciantes e o forte reconhecimento de marca para um esquema e serviços relacionados, como carteiras digitais forneceram a combinação perfeita para um forte crescimento nesses mercados.”
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Pagamento em tempo real: Iniciativas dos governos e reguladores
Os Governos e os reguladores de outros países perceberam essa mudança e interesse do pagamento em tempo real e lançaram iniciativas para concorrer com os mercados de pagamentos em tempo real de maior sucesso.
Na Europa, a Comissão da UE propôs uma lei que obriga os pagamentos em tempo real (PTRs) em seus 27 estados membros. O Reino Unido embarcou em seu programa “New Payments Architecture”, que visa modernizar os caminhos dos PTR no país. Nos EUA, o Federal Reserve anunciou recentemente a data de lançamento do serviço FedNow, que pretende expandir o acesso aos PTR no território nacional – um evento altamente significativo em um mercado onde os reguladores tendem a se inclinar para a não intervenção.
“Os pagamentos em tempo real são o futuro das economias digitais modernas. Governos e reguladores do mundo inteiro estão começando a entender isso e cada vez mais veem isso como um caminho para promover o crescimento econômico e a inclusão financeira”, comenta Thomas Warsop, presidente interino e CEO da ACI Worldwide.
“Os pagamentos em tempo real ajudarão a garantir a competitividade dos bancos e prestadores de serviços financeiros. Eles eliminam o atrito dos pagamentos, contribuem para maior liquidez e, em última instância, aumentam a fidelidade do cliente. Também complementam a proposta digital holística das instituições financeiras modernas.
A Ásia-Pacífico (APAC) lidera o mundo em termos PTR e é um dos mercados mais inovadores. Os serviços e recursos são avançados e fáceis de usar, como pagamentos com código QR e experiências nativas para dispositivos móveis, estão impulsionando a adoção em toda a região. Espera-se que os volumes de transações de PTR na região cresçam de 49,2 bilhões em 2022 para 96,7 bilhões em 2027, a uma CAGR de 14,1%.
Segundo a pesquisa, os governos e bancos centrais da região da APAC desempenham um papel fundamental na adoção. Houve forte pressão dos governos dos países da APAC, especialmente na Indonésia e na Malásia, para a adoção dos PTR, que está permitindo que o setor adote pagamentos digitais.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.