Uma parceria entre a Nodal Brazil, do grupo European Energy Exchange (EEX), e o fundo L4 Venture Builder, apoiado pela B3, vai lançar uma bolsa para negociação de contratos de energia elétrica no mercado livre brasileiro em 2024.
A proposta da bolsa, batizada de N5X, é intermediar a comercialização de energia elétrica e permitir a negociação de instrumentos financeiros baseados no setor de energia, como derivativos. A ideia da plataforma é permitir a criação de novos instrumentos financeiros no setor de energia, como papéis de proteção dos consumidores, para estratégias de hedge. Além de evitar riscos existentes hoje nos negócios do mercado livre de energia.
A N5X vai começar a operar em 2024, de início apenas para negociações bilaterais, enquanto aguarda os trâmites regulatórios para a negociação de derivativos. O lançamento marca a entrada no Brasil do grupo EEX, que opera a bolsa europeia de energia. O balcão europeu negocia contratos de eletricidade, gás natural e certificados de energia renovável, além de produtos agrícolas.
O Brasil é o sexto maior mercado consumidor de energia elétrica do mundo, com 589 terawatts-hora (TWh) consumidos em 2022, além de ser o sétimo maior produtor, com uma capacidade instalada de mais de 190 gigawatts (GW), segundo dados da N5X.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O país já tem balcões de energia elétrica, como o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE). Hoje, no entanto, apenas 30% do volume negociado no mercado livre ocorre por meio de plataformas. O restante é negociado diretamente entre o gerador ou a comercializadora e o consumidor.
A partir do lançamento, a N5X iniciará um diálogo com os principais agentes e reguladores para entender as necessidades do mercado livre brasileiro e quais produtos poderão ofertar no país. A ideia é que em 2024 a empresa já possa oferecer a formalização de contratos de energia negociados bilateralmente. Em paralelo, montará um plano para perseguir aprovações regulatórias para ofertar derivativos e estruturar a clearing.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.