No sábado publicamos o Hall of Fame sobre o mundo da internet. Lá, vimos que o Brasil está bem atrás da maioria dos países. A empresa melhor avaliada aqui é a B2W, de e-commerce que reúne grandes marcas como Submarino, Shoptime, Lojas Americanas, Sou Barato e por aí vai. O fato é que apenas 29 países possuem pelo menos uma startup avaliada em mais de um um bilhão de dólares. O Brasil está em 22º colocado com a B2W que vale 2,1 bi e atrás de países como Nova Zelândia, Estônia, Argentina. A mais valiosa da lista é a americana Google, avaliada em US$ 410 bilhões.
Mas a lista continua. A segunda maior empresa de internet brasileira é o UOL, avaliado em 719 milhões e privada. A Mandic é a terceira mais valiosa do país, avaliada em 500 milhões e adquirida. Os dados são da World Startup Wiki e dão o parâmetro do quão grande uma startup pode ser no Brasil.
Perceba que aqui caímos no dilema de não termos startups de 1 bilhão, abordado nesse polêmico texto. Para mérito de comparação, a avaliação do Google é de US$ 410 bilhões e supera a avaliação dos 49 próximos países da lista. Não impressiona?
As indústrias mais populares de internet são de e-commerce e busca, e talvez o Google pese para o lado da busca, com seu tamanho. As mais valiosas são de comunicação. Brasil e China exemplificam bem esse status. Brasil com B2W e UOL e China com Alibaba, a gigante de e-commerce (avaliada em US$ 200 bilhões) e a Tencent, de comunicação, avaliada em US$ 180 bilhões.
É fácil ver que todos os países com grandes empresas estão embasados no sucesso do e-commerce, que cresce rapidamente em qualquer lugar do mundo. O estudo também mostra que as indústrias mais maduras são de busca e jogos.