Os smartphones continuam a crescer a uma velocidade incrível no Brasil. Segundo levantamento da IDC, durante o ano de 2013 foram vendidos nada menos do que 67,8 milhões de celulares.
Só no quarto trimestre de 2013, foram 7,1 milhões de feature phones para 11,5 milhões de smartphones. Ao longo do ano, foram 35,6 milhões de smartphones – um crescimento de 123% em relação a 2012.
Essa também foi a primeira vez que os smartphones ultrapassaram os feature fones – 32,2 milhões de unidades vendidas, uma queda de 26% em relação ao ano anterior.
“Para se ter ideia, no ano passado, a cada minuto foram vendidos cerca de 68 smartphones. Para 2015, nossa expectativa é que esse número suba para mais de 100 smartphones por minuto. O mercado cresceu três dígitos frente a uma base de 16 milhões, o que é um resultado considerável e que deverá se manter também para os próximos anos”, afirma Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.
O Brasil terminou 2013 como o quarto maior consumidor de smartphones, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia, respectivamente. “Países emergentes já concentram o maior volume de vendas destes dispositivos. Também são esses países que apontam para as maiores taxas de crescimento no futuro”, acrescenta Munin. Segundo o analista da IDC Brasil, em 2010 os países emergentes representaram apenas 45% das vendas dos smartphones. Três anos mais tarde este volume subiu para 69% e a tendência é que este valor se distancie ainda mais.