Com o objetivo de fortalecer o ecossistema nacional e incentivar a inovação no Brasil, a Bossanova Investimentos acaba de entrar como VC Member – Mantenedor Startupi.
A Bossanova Investimentos nasceu em 2015 com a junção do portfólio de startups investidas dos investidores-anjo João Kepler e Pierre Schurmann e hoje é um dos VCs mais ativo da América Latina.
Ao todo, a gestora já realizou mais de 750 investimentos diretos e indiretos em 555 startups. Destas, 324 tinham sido investidas diretamente por meio dos comitês criados pela Bossanova ou capital próprio, sendo 165 startups no Brasil e 159 no exterior. A Bossanova também é recordista em EXIT no Brasil. Ela alcançou o número de 27 EXITS nos últimos 36 meses, um recorde de saídas e eventos de liquidez no mercado brasileiro. O foco do fundo são startups B2B no estágio pré-seed, inovadoras, digitais e escaláveis.
Mantenedor Startupi
Com a parceria e apoio da Bossanova será possível fomentar os negócios de startups regionais, por meio da criação de Núcleos de Jornalismo locais anunciado recentemente pelo Startupi para atender demanda das Comunidades de Startups em todo País, além da realização do evento Innovation Tour, para imersão e matchmaking, em todos os estados brasileiros.
O objetivo é que até o final do ano 10 estados já possuam um jornalista participando ativamente em suas comunidades locais, gerando conteúdos dando destaque e visibilidade para empreendedores, investidores e iniciativas de inovação da região.
“Queremos garantir com isso que os empreendedores e comunidades de startups tenham mais voz, com espaço para contar suas histórias de sucesso e insucessos, seus desafios, mostrando o real valor que existe em cada estado do País. Temos certeza também de que será possível destacar ainda mais os diversos cases de investidores e corporações locais e, com isso, incentivar e fomentar o surgimento de outros investidores-anjo na região. Esta é a forma que o Startupi encontrou para dar continuidade à premissa que sempre teve desde sua criação há mais de 10 anos: apoiar e fortalecer o ecossistema de inovação e startups em todo País”, destaca Fernanda Santos, editora-chefe do Startupi.
Já o Innovation Tour, criado em 2017 para complementar as Missões Internacionais e explorar todo potencial de inovação dentro do Brasil. É uma verdadeira imersão pelos polos de inovação e empreendedorismo no Brasil. Os participantes podem se conectar e conhecer grandes cases de empreendedores, fundos de investimento, aceleradoras, e grandes empresas que possuem programas de inovação e conexão com startups. A meta é que até o fim do ano sejam realizadas 30 edições em todos os estados do Brasil, mais interior de São Paulo.