* Por João Kepler
Nessa foto em destaque sou eu e meu sócio Pierre Schurmann com Dr. Flavio e seu filho Ricardo Guimarães.
Em 1998 o Banco BMG, uma instituição com 87 anos, lançou a operação crédito consignado, sendo pioneiro, ou seja, o primeiro banco no Brasil a trabalhar com esse produto. A partir disso, o consignado passou a ser o foco dos negócios do Banco BMG, onde liderou por todos esses anos até a joint venture com o Banco Itaú, que assumiu toda a operação recentemente.
Pois bem, na época ninguém acreditava no crédito consignado, porém, a visão do Dr. Flávio Pentagna Guimarães dono do banco, foi além das barreiras e críticas e transformou e concentrou as operações do banco na época, sendo a maior carteira de dessa linha de crédito do Brasil.
O que trago para vocês hoje não é a história do crédito consignado, mas sobre enxergar a frente do seu tempo. Como a vida é um eterno repetir, hoje 19 anos depois do lançamento desse segmento consignado pelo banco, o mesmo Dr. Flavio Guimarães, seguiu novamente seu faro empreendedor e direciona o foco do seu Grupo de empresas para investimento em startups.
Startups? Sim! O Grupo BMG que é dono do Banco BMG acaba de se associar a Bossa Nova Investimentos para entrar e liderar mais esse segmento. É a primeira vez que um “banco” entra de sócio e investe recursos próprios em uma Micro Venture Capital Brasileira para pulverizar aportes no estágio pre-seed e Seed Money na LATAM e USA.
A visão é que o mercado mudou, as empresas tradicionais precisam se reinventar e que essas startups são a inovação necessária que estão ou vão dominar o mundo. Mas agora com 89 anos, Dr. Flavio (como é carinhosamente chamado) continua pensando a frente do seu tempo e dando exemplos. Ele disse: “Por que não pensamos nisso antes?” e completou: “Vamos nos juntar a esses meninos para ser líder nesse segmento”. Na verdade, seu filho Ricardo Guimarães, sua neta Daniela Guimarães e os executivos do grupo tomaram a iniciativa de conversar, negociar e promover essa parceria, mais que isso, de agilizar a associação porque o Dr. Flávio falou: “Façam logo esse negócio, não tenho mais muito tempo de vida e quero presenciar ainda tudo isso”.
O respeito da família e dos executivos ao patriarca e ao seu legado me surpreendeu e emocionou. Tudo passa por ele, ainda que somente para dar ciência e comemorar. Enfim, tive a honra de viver esse momento e conversar com esse homem visionário no auge dos seus 89 anos está ativo, lúcido e prevendo o futuro novamente, fazendo questão de participar desse movimento no Brasil. Simplesmente amazing! Muito mais que um negócio, foi uma lição de vida pra mim.
Meu Pai tem 86 anos e eu entendo bem como as pessoas se acomodam e “se entregam” nessa idade. Fabrício Carpinejar tem uma frase emblemática para mim que diz: “Feliz do filho que se torna Pai do seu Pai”. Agora conhecendo Dr. Flávio de perto, eu complemento com outra frase: “Feliz do filho que respeita o legado de seu Pai ainda em vida”.
Essa foto é ele assinando o nosso contrato ao lado do Vice Presidente executivo do Grupo, Eduardo Dominicale.
Nessa foto, todo o board do grupo reunido na cerimônia de assinatura do termo de parceria.
João Kepler é reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com Inovação e Convergência Digital do Brasil; Especialista em e-commerce, marketing, empreendedorismo e vendas; Investidor Anjo, líder do núcleo Nordeste da Anjos Do Brasil; Lead Partner da Plataforma DealMatch; Cotista e Mentor nas Aceleradoras 85Labs e StartYouUp; Vencedor do prêmio Spark Awards da Microsoft como Investidor Anjo do Ano 2015; Speaker internacional; Premiado por anos consecutivos como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro.