O BNDES confirmou o financiamento do projeto de a exportação de seis jatos comerciais Embraer E175 para a companhia aérea regional norte-americana SkyWest Airlines, a maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, cujas operações começaram em 1972. A aeronave será entregue até o final do ano à SkyWest sob encomendas previamente anunciadas com a Embraer.
O financiamento, na ordem de R$ 670 milhões, será feito através do BNDES Exim Pós-Embarque, com desembolsos feitos em reais no Brasil em favor da Embraer. A SkyWest (importadora) assumirá o compromisso de pagar em dólares ao BNDES, gerando moeda estrangeira para o Brasil.
Esta é a segunda parcela de financiamento com o BNDES para a venda das exportações de aeronaves da Embraer para a SkyWest Airlines utilizando a oferta do Aircraft Financing Insurance Consortium (AFIC) da Marsh, a principal corretora de seguros e assessora de riscos do mundo. O primeiro financiamento foi executado em dezembro de 2020, no valor de R$ 400 milhões.
O apoio do BNDES às exportações da Embraer começou em 1997 e proporciona condições de competitividade similares às de seus concorrentes internacionais, que também fornecem financiamento dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Agências de Crédito à Exportação) de seus respectivos países.