A BlaBlaCar recebeu um aporte de US$ 115 milhões para acelerar sua estratégia de expansão, uma vez que já vem alcançando um crescimento de dois dígitos em seus mercados fora da Europa.
A rodada foi liderada pela VNV Global, que já investe na companhia, e contou com novos investidores como a companhia de investimentos Otiva J/F AB, criada por Jonas Nordlander e Filip Engelbert, fundadores da Avito, um dos principais portais de classificados da Rússia, comprado pela Naspers por US$ 4 bilhões. E a FMZ Ventures, um novo fundo de crescimento dedicado à Economia de Experiência e ecossistemas de mercado criado por Michael Zeisser, ex-presidente de Investimentos do Alibaba Group e membro dos conselhos da Lyft e da Tripadvisor.
“A crise da Covid-19 foi um verdadeiro teste de resiliência para vários modelos no setor de viagens. O modelo de comunidade BlaBlaCar, com custo fixo zero e uma rede flexível, acabou saindo na frente, inevitavelmente. Este investimento adicional fortalece nossa posição e nos dá mais poder para implementar uma estratégia de crescimento competitiva” , comenta Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar.
A BlaBlaCar deixou de ser a comunidade líder mundial em caronas para se tornar referência para viagens compartilhadas, com mais de 90 milhões de membros em todo o mundo viajando de caronas ou de ônibus em 22 mercados. Enquanto o setor de transportes ainda sofre o impacto da crise, a BlaBlaCar já se reinventa com um crescimento fora da Europa que hoje representa bem mais da metade de sua operação.
À medida que a vacinação avança e as restrições de viagens são suspensas, a BlaBlaCar observa as viagens recomeçando rapidamente, com uma preferência por viagens mais curtas, seguras e economicamente viáveis. A acessibilidade de caronas e ônibus, aliada à cobertura geográfica incomparável de sua rede global, torna a oferta da BlaBlaCar particularmente relevante em um momento em que o mundo se ajusta a um novo cenário, em que se espera que as viagens domésticas a lazer aumentem rapidamente.
“A BlaBlaCar é para o transporte o que o Airbnb é para a acomodação” diz Per Brilioth, CEO da VNV Global. “É o único marketplace de mobilidade global que se beneficia de uma fonte de fornecimento única e irreplicável, de um alto envolvimento da comunidade e de uma marca forte. Como investidores desde 2015, estamos entusiasmados em reforçar nosso compromisso de apoiar a BlaBlaCar na transformação do cenário de mobilidade”, conclui Per Brilioth.
Aquisição
A empresa também anunciou a aquisição da empresa ucraniana Octobus, que desenvolveu um sistema de gerenciamento de estoque de última geração para ajudar a digitalizar o setor de supply chain de empresas de ônibus. Esta compra reforça a capacidade da BlaBlaCar de contribuir com a digitalização de operadoras de ônibus fora da Europa, onde a maioria ainda vende suas passagens de maneira offline e a BlaBlaCar já lidera na transição de vendas online de passagens.
“A crise mudou as cartas do jogo, pensando no setor de mobilidade, e vemos oportunidades atraentes para acelerar nossos planos de aumentar a oferta multimodal”, diz Nicolas Brusson. “O aporte, somado a um balanço patrimonial já consolidado, nos ajudará a liderar uma estratégia competitiva à medida que emergimos mais fortes de um ano de crise sem precedentes. Estávamos em uma posição boa e segura antes desse investimento, agora estamos em uma excelente configuração para correr alguns riscos, jogar no ataque e sonhar alto”, finaliza Brusson.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.