A plataforma de caronas de longa distância BlaBlaCar anunciou hoje o BlaBlaHelp, novo aplicativo que tem como objetivo auxiliar pessoas a fazer compras. A plataforma é resultado de um hackaton interno promovido pela empresa a fim de encontrar soluções para a crise da covid-19.
Para boa parte da população, ir às compras, seja para uma visita ao mercado ou à farmácia, pode ser uma atividade complexa devido aos riscos de deslocamento. Para mitigar esse efeito, a BlaBlaCar projetou o aplicativo BlaBlaHelp, com base em geolocalização, para conectar quem precisa de ajuda – em geral, grupos de risco da covid-19, como idosos – com pessoas da mesma região de residência dispostas a ajudar.
O aplicativo poderá ser usado por membros da plataforma da BlaBlaCar e pessoas que tenham interesse em ajudar os outros e permite que seus usuários encontrem perfis confiáveis.
Como funciona o BlaBlaHelp
– Faça o download do aplicativo gratuito BlaBlaHelp;
– Entre com sua conta BlaBlaCar ou crie uma conta segura;
– Os membros que desejam se voluntariar podem se declarar ajudantes;
– Os membros que procuram ajuda ou conhecem alguém que o faça podem procurar por ajudantes em sua vizinhança, verificar o perfil desses usuários e se conectar a eles.
A BlaBlaCar ressalta que os usuários que utilizarem o BlaBlaHelp devem respeitar estritamente as recomendações do governo sobre distanciamento social ao ajudar outros.
O app está disponível como uma versão beta e gratuita no Android e no iOS.
BlaBlaCar #CodingNight
Duas vezes por ano, a BlaBlaCar organiza o evento – que se desdobra em dois dias de código e diversão. Durante essa edição especial, renomeada para #CovidFight, a empresa conduziu um evento virtual para obter ideias com toda a equipe e a comunidade de membros. Mais de 50 voluntários trabalharam em projetos internos e externos para alavancar os ativos da BlaBlaCar na luta contra a disseminação do coronavírus.
“Como a fraternidade é um dos principais valores da BlaBlaCar, perguntamos a nós mesmos e à nossa comunidade como poderíamos contribuir melhor nesses tempos difíceis e foi assim que a ideia do BlaBlaHelp surgiu. A equipe demonstrou uma dedicação incrível construindo esse novo aplicativo em apenas uma semana. Quanto mais pessoas se declararem voluntárias para ajudar, mais útil o serviço se tornará e mais impacto todos nós podemos ter como comunidade,” diz Nicolas Brusson, CEO e cofundador da BlaBlaCar.
Desde o início da crise, a startup mantém contato regular com as autoridades para compartilhar diretrizes oficiais para seus membros. À medida que a crise piorou, a companhia solicitou à sua comunidade que parasse de viajar, exceto em casos de extrema necessidade, e tomou medidas proativas para restringir o uso da plataforma, incluindo a redução do número de assentos que podem ser oferecidos em uma carona.