A BlaBlaCar, uma das líderes global e nacional de caronas de longa distância, anunciou esta semana o lançamento oficial de seu marketplace de passagens de ônibus no Brasil para tornar-se multimodal. Com a novidade, ela passa a oferecer a possibilidade de reservar assentos em dois modais complementares – carro e ônibus – cabendo ao usuário escolher a opção que melhor o atenda em sua viagem intermunicipal ou interestadual.
Para viabilizar o marketplace, a empresa fechou parcerias com 41 empresas de ônibus rodoviário, estando 16 já disponíveis dentro da plataforma. Entre as viações já com passagens à venda estão importantes players do setor, como os grupos Itapemirim e Santa Cruz, além da Viação Garcia. A expectativa com o novo negócio é chegar a 950 mil passagens vendidas até o final de 2021, alcançando R$ 84 milhões em vendas já no primeiro ano de operação.
“O Brasil é o terceiro maior mercado para a BlaBlaCar dentre os 22 países atendidos, mas ainda conta com uma grande demanda reprimida em diversos trechos, o que é facilmente solucionado pela oferta de passagens de ônibus. Ao nos tornarmos multimodais, traremos mais opções aos usuários com a oferta dos dois meios complementares”, afirma Ricardo Leite, diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil. “É um ganha-ganha, pois seremos parceiros estratégicos das empresas de ônibus para preencher seus assentos vazios e diversificar seus canais de venda”, completa o executivo.
“Inovação é chave para o Grupo Itapemirim em todas as suas áreas de atuação. No transporte rodoviário, queremos ter cada vez mais canais de contato com os nossos passageiros e com o mercado. Para nós, ter parceiros estratégicos e fazer diferente são questões fundamentais”, ressalta Rodrigo Vilaça, CEO do Grupo Itapemirim.
O CEO do Grupo Santa Cruz, Francisco Mazon, destaca a praticidade do serviço oferecido pela BlaBlaCar. “Começamos a nossa parceria em maio de 2020. Ela é uma plataforma de venda de espaços livres nos veículos que veio para ficar, trazendo experiência de outros países e que nos aproximam de clientes que estão conectados e buscam a praticidade no seu transporte”, frisa o executivo.
“Fomos a primeira empresa no Brasil a disponibilizar a venda de passagens de ônibus pela internet e a aceitar criptomoeda como forma de pagamento. A parceria com a BlaBlaCar representa, além da possibilidade de ter um novo canal de vendas, a disponibilização de uma nova experiência aos clientes que alia inovação e tecnologia”, afirma Luiz Fernando Mattos, gerente comercial do Grupo GBS – Garcia Brasil Sul.
Como vai funcionar
A tecnologia usada pelo sistema de marketplace permite que a BlaBlaCar se conecte diretamente com o sistema de vendas dos parceiros para realizar a distribuição dos assentos sem intermediários, o que dá mais segurança e controle às viações, além de permitir a criação de um sistema de busca mais flexível e personalizado.
Ao procurar um trajeto pela BlaBlaCar, o usuário pode inserir endereços precisos e obter resultados com saídas próximas, ao invés de buscar por uma rodoviária ou cidade específica, como em outros portais. Isso vale tanto para as caronas quanto para as passagens de ônibus, que aparecem dentro da mesma busca, mas em abas diferentes.
“Para o parceiro, poder fazer buscas tão precisas significa mais chance de preencher um assento vazio a partir de um modelo digital eficiente que gera uma economia de escala e uma operação lucrativa. E para nós, na BlaBlaCar, é a chance de trazer mais opções de transporte aos nossos usuários, que muitas vezes não obtinham resultados em suas buscas”, conclui Leite.