Eu não gosto muito da mania que as coisas na web têm de ganhar o nome dois ponto zero. Apesar disso costumo usar a nomenclatura já que é a forma como o mercado entende o que queremos dizer. Ao descobrir o Beezzer e usar por um tempo, cheguei à conclusão que é uma versão melhorada dos fóruns que encontramos por aí, daí o título deste texto. Acredito que eles não vão concordar com minha colocação, mas é uma forma simples de explicar.
Com toda essa história de que agora o consumidor é que está no poder, etc, o Beezzer traz uma ferramenta de colaboração com a ideia de discutir produtos e serviços das empresas e se possível conseguir feedback delas. Propositalmente o nome de um post no Beezzer é chamado de ticket, jargão usado nos serviços de atendimento.
O interessante é que não é só discussão que acontece no Beezzer. Você pode pedir coisas que como consumidor deseja que aquela marca, produto ou serviço ofereça e votar nas melhores sugestões, uma espécie de IdeaStorm da Dell americana aplicada a qualquer marca que for discutida no serviço.
De acordo com uma conversa que tive com o pessoal da Direct Talk, que mantém o Beezzer, a ideia é que mais para frente, quando houver efetiva divulgação do serviço, as próprias empresas prestem atenção ao que está sendo discutido neste canal e interajam como usuários comuns.
Navegando pelo site é possível notar que os planos de expansão vão além dos limites do Brasil. Você pode colaborar com a tradução do site para o inglês, por exemplo. Tudo isso, além das discussões nos tickets valem pontos que dão status dentro do sistema, mais ou menos como acontece nos fóruns de discussão.
Também é possível a alguma empresa que não tenha medo de se arriscar, colocar um widget do Beezer em seu próprio site usando as APIs abertas e promover discussão entre seus clientes ao redor de seus produtos. O site Cinemenu foi um dos primeiros a implementar a ideia.
Em um mundo em que os consumidores conseguem acesso uns aos outros e a informação flui sem barreiras, os produtos e serviços das empresas tendem a melhorar. OBeezzer cumpre o papel de colocar os consumidores em contato entre si para resolverem problemas simples. As empresas devem estimular essa conversação e se possível participar dela. O SAC continua lá. Mas os próprios clientes podem resolver problemas uns dos outros de forma colaborativa.