Cerca de 28% dos bares e restaurantes já usam IA em algum processo do negócio, afirmou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Esse número demonstra um crescente interesse no uso de inteligência artificial para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.
Os resultados da pesquisa, feita com 2.128 empresários do setor em todo o Brasil, mostraram que, entre os que já adotaram a IA, 40% utilizam para tarefas de marketing, como a criação de peças para redes sociais e campanhas personalizadas. O estudo mostrou também que 26% dos bares e restaurantes utilizam o ChatGPT para automatizar o atendimento ao público, respondendo perguntas frequentes e direcionando clientes para os canais mais adequados.
A inteligência artificial também vem sendo utilizada para treinar funcionários. Segundo a pesquisa, 13% das empresas estão adotando essa prática por meio de chatbots, assistentes virtuais e simulações interativas. Além disso, 17% dos estabelecimentos disseram utilizar a IA para a criação ou reformulação do cardápio, precificação dos pratos e na sugestão de novas combinações.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a inteligência artificial vem se consolidando como uma oportunidade para o crescimento dos empreendimentos. “Com pouco mais de um ano, a IA teve uma curva de adoção e de uso crescente, como nunca foi visto. As empresas não podem se dar ao luxo de esperar para ver. Isso já tem impacto na produtividade, na eficiência e na lucratividade e não deve ser minimizado, sob o risco de ficar para trás da concorrência em um prazo muito curto”, afirmou.
Uso de IA no dia a dia dos restaurantes
Em entrevista ao podcast O Café e a Conta, da revista Bares & Restaurantes, Thiago Falcão, fundador da rede One Sushi, defendeu que muitas soluções produtivas para os estabelecimentos do setor podem ser encontradas na IA. “No One Sushi, a IA está presente na tomada de decisões, na elaboração de projetos de marketing e na gestão da rota de delivery, por exemplo. Com o uso dessas ferramentas, atividades que exigiriam horas do meu dia passaram a ser feitas em minutos”, disse Thiago. Até mesmo um jingle para o restaurante foi produzido por uma ferramenta de inteligência artificial – e ficou muito bom, segundo o empresário.
Na visão dos empreendedores de bares e restaurantes, o impacto da IA tem sido positivo. Para 70% dos empresários que utilizam a inteligência artificial, os resultados vêm sendo satisfatórios. Os benefícios mais citados foram o aumento da eficiência operacional, a redução de custos, a otimização do tempo da equipe e melhorias na experiência do cliente.
“No dia a dia do setor da alimentação fora do lar, as várias ações calibradas pela inteligência artificial permitem que os funcionários ganhem tempo para se concentrarem ainda mais no lado humano dos negócios. A inteligência artificial deve aumentar a produtividade e abrir mais espaço para as relações humanas no atendimento e no cuidado com o cliente. É essa humanidade que faz a diferença”, complementa Paulo Solmucci.
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