O Google Bard, chatbot de IA generativo da empresa e rival do ChatGPT, recebeu hoje uma atualização que, segundo a empresa, aumentará significativamente seus recursos. A companhia diz que o Bard agora será alimentado pelo Gemini, o mais novo e avançado modelo de IA do Google, dando ao chatbot raciocínio, planejamento, compreensão e outros recursos mais avançados.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O Gemini vem em três tamanhos, Nano, criado para dispositivos móveis, vai rodar diretamente no dispositivo, o que permite funcionar mesmo quando não há internet, disponível no Pixel 8 Pro, celular do Google, para criar resumoos de áudios e sugerir respostas inteligentes no Whatsapp; Pro, voltado para rodar uma ampla gama de tarefas e atender a desenvolvedores e usuários; e Ultra, o maior e mais poderoso, voltado para tarefas altamente complexas, permitindo que seja utilizado em qualquer área, desde dispositivos móveis até data centers.
O lançamento do Gemini para Bard ocorrerá em duas fases. Inicialmente, o Bard será atualizado com uma versão do Gemini Pro. No próximo ano, o Google apresentará o Bard Advanced, com a tecnologia do Gemini Ultra.
A versão do Bard com Gemini Pro estará disponível primeiro em inglês em mais de 170 países – com mais idiomas e países, incluindo a Europa e o Reino Unido, em breve. “Esta é a maior melhoria de qualidade do Bard desde que lançamos”, disse Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral de Assistant e Bard do Google, ao apresentar a atualização do Bard em uma coletiva de imprensa. A partir de 13 de dezembro, desenvolvedores e empresas poderão acessar o Gemini Pro através das plataformas Google AI Studio e Google Cloud Vertex AI.
Segundo Hsiao, o Bard com Gemini Pro primeiro responderá prompts baseados em texto, mas se expandirá para suporte multimodal – ou seja, textos e imagens ou outras modalidades – nos próximos meses.
Em 2024, será lançado o Bard Advanced. Com o Gemini Ultra, a IA pode compreender e agir sobre diferentes tipos de informações, incluindo texto, imagens, áudio, vídeo e código, e possui capacidades de raciocínio multimodal. O Gemini Ultra também pode compreender, explicar e gerar código de alta qualidade em linguagens de programação populares. Mas antes de ser lançado, a empresa afirma que o programa passará por testes confiáveis e verificações de segurança.
Para testar o Bard, clique aqui.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.