Em 2023, os aplicativos de bancos digitais brasileiros alcançaram a marca de 1 bilhão de downloads, segundo levantamento do Bank of America (BofA) sobre a evolução das fintechs.
Os grandes bancos tradicionais por décadas dominam com folga o mercado financeiro, mas os bancos digitais estão virando uma alternativa aos brasileiros. A quantidade de usuários ativos desses aplicativos triplicou nos últimos cinco anos para 180 milhões de pessoas, quase 80% da população.
O Nubank continua em destaque com uma base de 58 milhões de usuários ativos, com quase um terço das pessoas com contas em fintechs e quase 2,5 vezes mais que o segundo colocado, o PicPay. Segundo a pesquisa, o Nubank adiciona quase 10 milhões de usuários ativos por mês à sua base desde 2019, são 161,5 milhões de downloads.
Em seguida vem o PicPay, com 116,1 milhões, o Mercado Pago, com 87,8 milhões, o PagBank, com 71,4 milhões e o Inter com 63,9 milhões.
Saturação do mercado de bancos digitais
Embora os dados sejam positivos, desde o levantamento de julho, o BofA aponta uma saturação no mercado de bancos digitais. A afirmação é resultado do número de usuários ativos de bancos digitais ter estagnado em 180 milhões desde 2022.
A pesquisa também mostra que o número de downloads de aplicativos tem recuado desde que atingiu o pico em 2021, quando somou 250 milhões. No ano passado, o número de downloads atingiu 160 milhões. De acordo com o BofA, três fatores explicam a queda: endurecimento das regras de mercado pelo Banco Central, ao exigir reservas de capital maiores; o aperto monetário praticado entre 2021 e 2022; e o aumento da competição no mercado.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.