O Banco Safra obteve a aprovação do Banco Central para o lançamento de sua fintech de crédito, a Safra Sociedade de Crédito Direto (SCD), conforme publicação no Diário Oficial da União. Com sede em São Paulo e capital social de R$ 7 milhões, a empresa será controlada diretamente pelo Banco Safra S.A. e indiretamente por membros da família Safra, incluindo Alberto Joseph Safra, David Joseph Safra, Esther Safra Dayan, Jacob Joseph Safra e Vicky Safra.
Fintech amplia atuação do Banco Safra no mercado de crédito e pagamentos
Com a licença concedida, a startup de finanças está autorizada a operar com crédito próprio e a emitir moeda eletrônica, além de gerenciar contas pré-pagas e ser emissora de cartões de crédito. A fintech também poderá atuar como iniciadora de transações de pagamento (ITP), função que o Banco já exerce via Pix no Open Finance desde dezembro de 2023.
Mercado Pago também fez movimentação com aval do BC
No começo deste mês, o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, obteve a aprovação do Banco Central para criar uma Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), com capital social de R$ 4,5 milhões. A iniciativa deve ampliar a oferta de produtos e serviços de investimento, proporcionando mais flexibilidade aos seus clientes.
Em 2022, o Mercado Pago formou uma parceria com a Órama para disponibilizar fundos, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e outros produtos financeiros. No entanto, após a venda da Órama para o BTG Pactual, alguns ex-sócios da gestora fundaram a Nikos, que herdou o acordo de parceria com a fintech. O Mercado Pago informou que a solicitação da licença em 2022 tinha como objetivo garantir maior autonomia na oferta de investimentos. Atualmente, a Nikos DTVM permanece como parceira comercial.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!