O ecossistema de startups entra no último bimestre de 2022 com queda nos investimentos. De acordo com a plataforma Distrito, até outubro deste ano, foram investidos US$ 4,1 bi de dólares em empresas de base tecnológica.
O dado significa uma queda de aproximadamente 50%, na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a retração não espanta o nascimento de novas empresas do setor. É o caso da Aveso, fundo especialista criado por Adriana Chaves, Antonio Grandini, Bruno Pina, Paulo Roberto Bertaglia e Vinícius Serrano que unem experiências nas áreas de Inovação, Operações, ESG e Consultoria.
“Entendemos que a nossa tese mitiga os efeitos negativos deste cenário, uma vez que temos entregas robustas para os três principais interlocutores em uma jornada de inovação: a startup, o investidor e a empresa”, explica Bruno Pina, CEO e Founder da Aveso.
O que é a Aveso?
A Aveso – que significa pássaro em espanhol -, busca startups que resolvam, aderente aos princípios de ESG, os principais problemas da cadeia de valor de operações. “Não faz sentido um retorno que não seja sustentável e não esteja alinhado com as expectativas de governança de mercado. Esse é um dos motivos que fazem a Aveso ser tão especial”, completa Adriana.
Para captação de investidores dentro e fora do país, a Aveso conta com a parceria estratégica da Tompkins Ventures, com sede em Raleigh, na Carolina do Norte (Estados Unidos). A empresa americana possui 480 investidores qualificados em sua rede de relacionamento e 80 profissionais com experiência sólida em operações em 25 países.
Segundo Bertaglia, “nascemos com o objetivo de transformar a vida de nossas investidas compartilhando seu capital intelectual em gestão operacional de negócios, estratégia de inovação e de ESG (vivência, massa crítica e credibilidade!), nosso amplo, consolidado e qualificado network, competências técnicas, operacionais e financeiras que nos permitem atuar como conselheiros, consultores e gestores junto das empresas.”
Uma plataforma onde os empreendedores possuem oportunidades reais de executarem suas ideias em um ambiente seguro. Para os founders, uma venture capital é uma forma de oferecer oportunidade para criação de inovações.
“Estamos buscando fundadores que querem aumentar a maturidade das suas startups; executivos que entenderam que soluções tradicionais não resolvem mais seus problemas e acreditam que tecnologia irá transformar seu negócio; e donos de fundos de investimento que possuem capital para investir mas não compreendem o negócio das operações e querem elementos para mitigar os riscos do investimento”, diz Grandini.
Serrano adianta que a Aveso pretende se posicionar em investimentos entre Seed e Série A e que as conversas com os investidores têm sido interessantes. “Neste momento, nossos contatos estão sendo com VC’s internacionais que têm interesse no setor e no Brasil. Eles têm compreensão de que a nossa tese mitiga riscos e é uma excelente alternativa à crise das techs”, conclui.