Autor: Pedro Signorelli

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.

O ano de 2026 será curto. Não no calendário, obviamente, mas na prática. Entre Copa do Mundo e eleições presidenciais, teremos menos horas disponíveis, mais distrações coletivas e um país atravessado por tensões macroeconômicas e políticas. E, se já não fosse o suficiente, um fator adicional acende um alerta silencioso nos bastidores da economia global: a formação de uma possível bolha em Inteligência Artificial. Não é exagero falar em bolha. Hoje, grande parte da valorização das empresas de IA está dissociada da entrega real de valor. O sistema financeiro sempre se apoiou em algum tipo de lastro. Já foi ouro.…

Leia Mais

Durante muito tempo, o planejamento estratégico foi quase um exercício de futurologia corporativa. As empresas se reuniam por meses para desenhar planos de cinco anos, cheios de projeções, gráficos e certezas. Era bonito no PowerPoint, mas dificilmente sobrevivia ao primeiro ano de execução. O problema é que o mundo deixou de operar nesse ritmo. O que antes mudava em uma década, agora muda em um trimestre. A guerra na Ucrânia, a pandemia, as disrupções tecnológicas e o avanço da inteligência artificial mostraram que o “longo prazo” é um luxo que quase ninguém pode ter. Vivemos em um ambiente B.A.N.I. (brittle,…

Leia Mais

A ascensão do trabalho remoto e híbrido transformou a forma como lideramos e colaboramos. O que antes era medido pela presença física no escritório, hoje se revela um indicador obsoleto e pouco eficaz. O que realmente importa não são as horas diante da tela, mas sim a qualidade e consistência dos resultados entregues. Nesse cenário, os OKRs (Objectives and Key Results) ganham protagonismo ao alinhar times distribuídos, manter o foco coletivo e trazer clareza sobre as prioridades. O grande mérito dos OKRs está na simplicidade e objetividade. Eles estabelecem uma narrativa clara sobre o que precisa ser alcançado (o objetivo)…

Leia Mais

*Por Pedro Signorelli Nos últimos anos, muito se falou sobre agilidade nas organizações. O termo, porém, acabou sendo desgastado: confundido com velocidade, associado a metodologias específicas ou até usado como sinônimo de improviso. Mas, na prática, agilidade tem menos a ver com correr mais rápido e mais com a capacidade de adaptar-se com consistência a um ambiente em constante mudança. É nesse ponto que a gestão por OKRs (Objetivos e Resultados) se torna fundamental. Mais do que uma metodologia de gestão, eles atuam como um verdadeiro mecanismo de foco e alinhamento, ajudando empresas de qualquer porte ou setor a manter…

Leia Mais

Muito se fala sobre performance e resultados dentro das organizações. Mas o que muitas empresas ainda ignoram, ou subestimam, é que não existe alta performance sustentável sem engajamento real e bem-estar das pessoas. Quando falamos de cultura de resultados, falamos, antes de tudo, de pessoas comprometidas com o propósito do negócio e cuidadas em sua jornada profissional. Nesse cenário, os OKRs (Objectives and Key Results) surgem não apenas como uma metodologia de metas, mas como uma ferramenta de gestão que coloca clareza, foco e transparência a serviço do engajamento e da saúde organizacional. Engajamento não nasce de discursos bonitos nem de metas inalcançáveis impostas de cima para baixo. Ele nasce da conexão entre o que a empresa quer alcançar e o que cada pessoa acredita que pode entregar. E essa conexão só…

Leia Mais

As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos voltam a sofrer abalos com a decisão do presidente americano Donald Trump de elevar para 50% as tarifas sobre todas as importações brasileiras. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, foi anunciada no início do mês por meio de uma carta divulgada pelo próprio Trump em sua plataforma Truth Social. O cenário obriga o Brasil a repensar suas estratégias comerciais em ciclos curtos, avaliando constantemente novas rotas e parcerias em meio a um alto grau de incerteza. A decisão gerou forte reação do governo de Luiz Inácio Lula da…

Leia Mais

Com muito mérito de seus fundadores, existem empresas familiares com vida bastante longa, que começaram realmente pequenas e hoje são grandes, ou pelo menos, médias empresas. No começo, gerir uma empresa familiar significa uma coisa, mas com diversas áreas e funcionários, significam realmente outra. O ponto é que em algumas empresas familiares, ainda é comum encontrarmos um nível de amadorismo de gestão.Isso acontece justamente pelo fato do negócio estar sendo comandado por membros da família, que muitas vezes não possuem todo o conhecimento necessário para tal em uma empresa que já não é mais pequena. E o potencial dela pode…

Leia Mais

Em um mundo movido por transformações tecnológicas cada vez mais aceleradas, inovar deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência para a sobrevivência e o crescimento das empresas, independentemente do porte e segmento. E engana-se quem pensa que inovação se resume a lançar novos produtos, pois está presente na reinvenção de processos, na criação de modelos de negócio eficientes e na adoção de novas formas de gestão. Quando bem aplicada, a inovação abre portas para ganhos expressivos de competitividade, agilidade e valor para o cliente. Os benefícios são inúmeros e estratégicos.A inovação pode se manifestar de diferentes…

Leia Mais

Recentemente, o presidente norte-americano Donald Trump tem sido responsável por uma grande polêmica, ao promover o chamado ‘tarifaço’, que consiste em aumentar as tarifas dos Estados Unidos sobre os preços de importação, o que impacta milhares de países no mundo inteiro, incluindo o Brasil. Mas será que esse movimento pode acabar afetando a sua empresa de alguma forma?Donald Trump é uma pessoa imprevisível, mas já era esperado que tomasse alguma medida econômica drástica. Neste caso, o seu objetivo é equilibrar a balança comercial a favor dos EUA, mas para isso, ele está causando atrito com parceiros comerciais, o que pode…

Leia Mais

Na esmagadora maioria das empresas com as quais trabalho, percebo que diversos colaboradores tem medo de errar quando estão realizando alguma tarefa, diante do receio de serem repreendidos (na frente dos colegas ou não) e até mesmo serem demitidos da empresa ou, no mínimo, serem taxados e rotulados. O ponto é que, esse medo pode ser paralisador e impedir que ao menos tentem fazer o que pretendiam inicialmente: propor uma nova ação, sugerir um novo direcionamento ou apenas dar uma ideia.Dados de uma pesquisa feita pela Pulses, plataforma de soluções de clima organizacional, apontam que 54% dos colaboradores que foram…

Leia Mais