Autor: Ornella Nitardi

Ornella Nitardi é head de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF e responsável pelo onono® Centro de Experiências Científicas e Digitais, criado para conectar e expandir o ecossistema de inovação aberta e digital da empresa. Ítalo-argentina, construiu sua experiência na América Latina e Europa nas áreas de corporate affairs, inovação e sustentabilidade provocando processos de transformação em prol da geração de valor compartilhado. É apaixonada pelas novas tecnologias, troca de conhecimentos e experimentação como meio para atender os desafios em matéria de sustentabilidade.

Em toda a minha jornada, a multiculturalidade sempre foi uma constante, tendo tido o privilégio de trabalhar em diferentes países, incluindo Alemanha, Peru, Chile, Argentina e Brasil. Refletindo agora como responsável por inovação aberta, ecossistemas digitais e insights no onono®, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF para a América do Sul, sobre como a diversidade alavanca a inovação, posso afirmar que considerar o conceito de ‘segurança’ é fundamental. Isso não é novo, muitos especialistas falam deste tema, mas queria refletir aqui sobre como trabalhar a segurança quando temos culturas diversas. Vivenciei diferentes modelos organizacionais e pude apreciar…

Leia Mais

No atual cenário empresarial, a inovação deixou de ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar uma verdadeira necessidade. Empresas que desejam se manter relevantes precisam continuamente se reinventar, e uma das estratégias mais eficazes para isso tem sido o intraempreendedorismo — processo no qual colaboradores são incentivados a agir como empreendedores dentro da própria organização. Entretanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é crucial que as empresas criem um ambiente propício e ofereçam o suporte necessário para a experimentação real. Na minha experiência, tenho visto inúmeros exemplos notáveis de como o intraempreendedorismo bem-sucedido pode ser um motor de…

Leia Mais

Os grandes eventos do ecossistema de inovação são sempre um imenso caldeirão de ideias, pessoas interessantes, conteúdos muito ricos e das mais diversas temáticas, além inúmeras atividades acontecendo ao mesmo tempo. Houve vários no primeiro trimestre de 2024 e acho interessante destacar a importância de identificar a complementariedade de conteúdos, formatos e, claro, conexões. Quando cheguei em Austin para participar pela primeira vez do SXSW (South by Southwest), já imaginava que seriam dias intensos. Fui preparada para acompanhar alguns temas que atraem como representante de uma área de inovação, como futuros, mudanças climáticas, comunicação e, é claro, tecnologia. Me surpreendeu…

Leia Mais