Autor: João Kepler

João Kepler é escritor, educador, investidor-anjo, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por 4 vezes como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. CVO da Bossa Invest, que realizou mais de 1.500 investimentos em startups nos últimos 7 anos; Conselheiro de Empresas e Entidades; Autor de 9 livros, entre eles o "Smart Money", "Gestão Ágil", "Se Vira Moleque", "O Poder do Equity" e o e o mais recente "Inevitável".

A nova iniciativa da rede de fast-food Chick-fil-A, ao lançar o seu próprio aplicativo de vídeos no estilo Netflix, é um exemplo claro de como as empresas estão indo além de seus produtos físicos e criando ecossistemas digitais ao redor de suas marcas. Isso é o que chamo de “camada de serviços”, um conceito que exploro profundamente tanto no meu livro Inevitável quanto no meu novo lançamento, o livro [O Ponto Cego Empresarial]. A empresa entendeu que o jogo não é mais só sobre vender sanduíches, fritas e milkshakes, mas sobre criar experiências que transcendam o ponto de venda e…

Leia Mais

Como vocês sabem, e como escrevi nos meus livros Smart Money e O Poder do Equity, captar investimento e atrair investidores é uma arte que exige estratégia. Não se trata apenas de apresentar números, investidores profissionais querem ver a jornada. Hoje, trago uma dica simples, mas poderosa: comece a enviar REPORTS regulares da sua Startup para potenciais investidores. Muitos empreendedores ainda não percebem o impacto disso, mas os poucos que adotam essa prática, estão sempre no radar dos investidores. Um exemplo claro disso é a Startup RankMyApp. O fundador, Leandro Scalise, me enviava regularmente e-mails Reports simplificados com seus resultados…

Leia Mais

Diariamente, recebo centenas de pedidos de investimento e Decks para analisar. A maioria deles se concentra em mostrar que conhece o tamanho do mercado e que pretende atender ou conquistar uma parte dele. Vamos ser diretos: se você acha que vai impressionar investidores jogando números gigantescos na tela, como TAM, SAM, e SOM, é hora de repensar sua estratégia. Esse slide bonitinho com três bolhas coloridas é o que todo mundo faz (e que os experts em Pitchs ensinam), mas a verdade é que investidores experientes estão procurando algo bem diferente. Eles querem ver uma oportunidade de mercado real, algo…

Leia Mais

No BTG Tech Day realizado em Nova York dentro da Brazil Week, semana de encontro de empresários e investidores Brasileiros, em uma das conversas mais aguardadas foi entre Steve Wozniak, cofundador da Apple, e Roberto Salutti, CEO do Banco BTG. A discussão mergulhou origens da criatividade de Wozniak e seu relacionamento com Steve Jobs, oferecendo insights sobre a inovação e a formação de parcerias estratégicas. Além da aula, ele disse algo muito instigante: ”Eu não me considero um investidor, eu sou criador. Comecei varias empresas porque acreditava que um produto poderia realmente ajudar a humanidade nessas ocasiões. Isso é diferente…

Leia Mais

Em meio ao cenário em que a inovação e as startups definem uma cadência de progresso, o ânimo fervilha quando essas entidades emergem no mercado de ações. Porém, o olhar mais atento mostra um cenário intrigante. Aquelas startups que outrora eram o orgulho dos fundos de Venture Capital (VC) agora veem suas avaliações escorregarem ao abrirem capital. Pense na situação da Instacart, o gigante americano do serviço de entrega de supermercado. Com uma avaliação anterior que chegou a um valor astronômico de US$ 39 bilhões, ao caminhar para o IPO, esse número mergulhou para um intervalo entre US$ 8,6 bilhões…

Leia Mais