Autor: João Kepler

João Kepler é escritor, educador, investidor-anjo, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por 4 vezes como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. CVO da Bossa Invest, que realizou mais de 1.500 investimentos em startups nos últimos 7 anos; Conselheiro de Empresas e Entidades; Autor de 9 livros, entre eles o "Smart Money", "Gestão Ágil", "Se Vira Moleque", "O Poder do Equity" e o e o mais recente "Inevitável".

*Por João Kepler Ainda tem empresário e executivo achando que vai reinventar sua companhia apenas com um comitê de inovação e um grupo de WhatsApp. Enquanto isso, as Startups estão resolvendo problemas reais com velocidade, criatividade e tecnologia. Quem não estiver disposto a comprar Equity de Startups pode pagar muito mais caro para entrar ou se manter na Nova Economia. Se você lidera uma empresa tradicional e está realmente comprometido com crescimento, inovação e relevância, então por que ainda não comprou uma startup? Isso não é uma tendência passageira importada do Vale do Silício. É uma jogada estratégica de quem…

Leia Mais

O mercado de investimentos precisou se reinventar. A tecnologia avançou exponencialmente, mas os modelos tradicionais de Venture Capital e Private Equity ainda operam com as mesmas métricas, métodos e fórmulas criadas há décadas. Esses modelos funcionam, mas não refletem mais a realidade dinâmica da Nova Economia. Estamos vendo uma transformação acontecer. As casas de VCs e PEs estão mais abertas, comunicativas e ágeis. No artigo que publiquei no Startupi, já falei sobre essa necessidade de mudança. Hoje, trago uma nova provocação! Buscar bons retornos não pode ser um fim em si mesmo. O Capital de Risco precisa ir além dos…

Leia Mais

*Por João Kepler No mercado de Venture Capital, a rentabilidade é medida por diferentes métricas financeiras. A Taxa Interna de Retorno (TIR) calcula em percentual a rentabilidade anual do fundo ao longo do tempo. O MOIC (Multiple on Invested Capital) mede o múltiplo do capital investido, ou seja, quanto o fundo multiplicou o dinheiro dos investidores. O DPI (Distributed to Paid-In) mostra quanto já foi devolvido aos investidores. O TVPI (Total Value to Paid-In) soma o que já foi devolvido (DPI) com o que ainda está no portfólio (RVPI, ou Residual Value to Paid-In), dando uma visão mais clara do…

Leia Mais

Calcular o valuation de uma empresa sem faturamento pode parecer um paradoxo, mas é uma necessidade real, especialmente no mundo das startups e dos negócios em fase inicial. O mercado não espera a empresa gerar receita ou parar de dar prejuízos para determinar seu valor, investidores e empreendedores precisam entender que este número não é apenas sobre faturamento, fluxo de caixa positivo ou EBITDA, mas sobre o que a empresa pode valer no futuro. E aí entra a questão: Como estimar o valor de algo que ainda não vendeu nada? A resposta está na combinação de projeções, benchmark de mercado,…

Leia Mais

Antigamente, o principal objetivo de um fundo era apenas retornar o capital investido, com o maior ganho possível. Hoje, essa mentalidade já não é suficiente, principalmente porque, de forma equivocada, essa abordagem acaba comparando a classe de ativo Startup à Renda Fixa, que atualmente vem oferecendo retornos atrativos. Investidores com um nível de consciência elevado buscam mais do que rentabilidade de curto prazo. Eles buscam o longo prazo, investindo em Capital Produtivo, que gera trabalho, energia, renda e desenvolvimento econômico. Essa nova visão agrega valor real, gera impacto sustentável e constrói legados que vão além dos números. Essa transformação é…

Leia Mais

O Equity, como conceito empresarial, representa a participação societária em uma empresa. Na Nova Economia, este conceito se tornou a principal força invisível, se transformando no ativo mais valioso. Não é apenas o Caixa, o EBITDA ou o lucro líquido de uma empresa que ditam o jogo, mas sim a capacidade de construir e expandir o Equity, o que define os verdadeiros vencedores. Enquanto muitos empresários ainda estão obcecados por vendas, faturamento e lucro imediato, os grandes visionários sabem enxergar além. O valor principal para um empresário está no seu patrimônio, não somente no dinheiro em caixa. É importante entender…

Leia Mais

A palavra ACESSO não é apenas um termo, é uma chave que destranca o potencial oculto das startups brasileiras. Ao contar a história da Startup Transfeera, esse conceito fica evidente e serve de um belo exemplo. Se não fosse pelo acesso ao Capital e pelo acesso dos coinvestidores a encontrar boas oportunidades organizadas e diligenciadas, talvez a trajetória desta startup não tivesse chegado ao incrível desfecho que celebramos hoje. Vamos deixar algo claro: fundadores como Fernando, Rafael e Rodrigo e o time da Transfeera, foram os responsáveis e os protagonistas nessa jornada. São eles que tiveram a visão e a…

Leia Mais

A nova iniciativa da rede de fast-food Chick-fil-A, ao lançar o seu próprio aplicativo de vídeos no estilo Netflix, é um exemplo claro de como as empresas estão indo além de seus produtos físicos e criando ecossistemas digitais ao redor de suas marcas. Isso é o que chamo de “camada de serviços”, um conceito que exploro profundamente tanto no meu livro Inevitável quanto no meu novo lançamento, o livro [O Ponto Cego Empresarial]. A empresa entendeu que o jogo não é mais só sobre vender sanduíches, fritas e milkshakes, mas sobre criar experiências que transcendam o ponto de venda e…

Leia Mais

Como vocês sabem, e como escrevi nos meus livros Smart Money e O Poder do Equity, captar investimento e atrair investidores é uma arte que exige estratégia. Não se trata apenas de apresentar números, investidores profissionais querem ver a jornada. Hoje, trago uma dica simples, mas poderosa: comece a enviar REPORTS regulares da sua Startup para potenciais investidores. Muitos empreendedores ainda não percebem o impacto disso, mas os poucos que adotam essa prática, estão sempre no radar dos investidores. Um exemplo claro disso é a Startup RankMyApp. O fundador, Leandro Scalise, me enviava regularmente e-mails Reports simplificados com seus resultados…

Leia Mais

Diariamente, recebo centenas de pedidos de investimento e Decks para analisar. A maioria deles se concentra em mostrar que conhece o tamanho do mercado e que pretende atender ou conquistar uma parte dele. Vamos ser diretos: se você acha que vai impressionar investidores jogando números gigantescos na tela, como TAM, SAM, e SOM, é hora de repensar sua estratégia. Esse slide bonitinho com três bolhas coloridas é o que todo mundo faz (e que os experts em Pitchs ensinam), mas a verdade é que investidores experientes estão procurando algo bem diferente. Eles querem ver uma oportunidade de mercado real, algo…

Leia Mais