* Por Dagoberto Hajjar Antigamente os vendedores visitavam os clientes e mostravam uma lista de produtos, deixando o cliente escolher o que fazia mais sentido naquele momento. Vieram as novas metodologias de vendas, mostrando que o vendedor deveria identificar as dores, problemas e necessidades do cliente para, somente então, oferecer os produtos ou serviços que pudessem resolver os desafios do cliente. Ter um problema é ter excesso de algo ruim, por exemplo, riscos, custos ou ameaças. O cliente que tem um problema busca aliviar a dor com “analgésicos”. Em alguns casos a dor de uma área acaba contaminando outras áreas…
Autor: Espaço do Executivo
* Por Dagoberto Hajjar Eu recentemente tive acesso a um estudo do Forrester que estratificou cinco níveis de ofertas de nuvem e as margens associadas a cada um dos níveis, no terceiro ano de operação, ou seja, passada a fase de investimentos para criar e divulgar o serviço no mercado. Nível 1 – Revenda de consumo e serviços de suporte ao negócio, com consumo com billing, serviços de instâncias reservadas e spot e suporte ao negócio, dando margens de 7 a 10%. Nível 2 – Venda de aplicações complementares de terceiros, incluindo monitoramento de segurança, alarmes, gestão de custos, aderência…
* Por Dagoberto Hajjar Ontem recebi um telefonema do Figueira, dizendo: “meu mundo era tão fácil. A gente mostrava o produto, o cliente gostava, comprava, pagava e eu recebia a comissão. Fácil assim”. O Figueira era um dos melhores vendedores que tivemos de infraestrutura tradicional (“on premises”) e estava, agora, na fase de entendimento e migração para a Nuvem. “Parece que estou vendendo conta de luz” continuou o Figueira. “O cliente vai usando e descobre quanto vai pagar só no final do mês, e eu também só descubro minha comissão no final do mês.” Pois é, Figueira, o mundo mudou,…
* Por André Zogbi A palavra Blockchain tem se tornado recorrente em nosso vocabulário. O Blockchain foi idealizado por Stuart Haber e Scott Stornetta em um projeto de pesquisa de 1991, cujo objetivo consistia na criação de um sistema capaz de monitorar todo o histórico de alterações de documentos. No entanto, seus benefícios se provaram muito mais amplos do que o objetivo para o qual foi originalmente concebido. O Blockchain lembra, em muito, uma corrente cujos elos são gravados com números de identidade únicos. No Blockchain, ao invés de elos, a corrente é composta por blocos de dados conectados de…
* Por Elber Mazaro Vamos retomar a série de artigos sobre o equilíbrio entre vida pessoal e carreira profissional. Aqueles que acompanham meus artigos, já perceberam que busco uma diversidade de temas, com base na minha experiência profissional, então gosto de apresentar ideias relacionadas à estratégia, tecnologia, marketing, liderança, empreendedorismo e gestão de carreiras. Essa multidisciplinaridade é o que melhor me define profissionalmente e tenho consciência que isto não me levará a ser o melhor em nenhuma especialização, onde normalmente são contratados a maioria dos serviços profissionais, como consultoria, assessoria, palestras, workshops, etc. É nessa diversidade e na abordagem integrada…
* Por Sergio Roque Eu falo palavrões. Um defeito que tenho. Justifico dizendo que fui criado pelo ser com mais amor no universo, minha mãe, e que ela fala muito palavrão quando está feliz e mais ainda quando está nervosa. Meu pai, não tão amoroso, também fala palavrões. Pensando bem toda minha família fala bastante palavrão. Outra justificativa que me dou constantemente é que palavrões são criações do homem, convenções sem sentido, que mudam com o tempo, língua, cultura, lugar e por aí vou solidificando em meu interior que eu estou certo e quem não quiser escutar que não fique…
* Por Dagoberto Hajjar A imprensa reduziu o número de matérias sobre a guerra na Ucrânia, mas a expectativa de impacto no mercado de TI é cada vez maior. Neste artigo vou falar só de 1 impacto: inflação (3 vezes). A inflação em 2021 foi de 10.1% , a maior desde 2015 na recessão. Para 2022 já estamos falando de 15% e para 2023 teremos 10%, acumulando quase 40% de sobrecusto. A inflação é um inimigo silencioso que entra em nossas casas e rouba muito dinheiro sem que a gente perceba. Em 2021 as empresas de TI conseguiram repassar somente…
* Por Elber Mazaro No ano de 2021, escrevi um artigo com tema de Transformação Digital na Prática, aproveitando um conjunto de conteúdos digitais que preparei para um curso online, com base na minha experiência de mais de 30 anos na área de tecnologia. Agora, retomo ao tema, usando a experiência de ter sido o condutor de um workshop sobre o tema de transformação digital, desenvolvido junto à liderança da américa latina de uma grande multinacional do setor químico. Originalmente, fui convidado para dar uma palestra e depois de conversar com os organizadores (gestores que comandam o processo de transformação…
2021 foi EXUBERANTE, com o recorde histórico de 23.0% de crescimento do mercado de TI Brasileiro. * Por Dagoberto Hajjar Todos os trimestres bateram recordes históricos e o quarto trimestre chegou a 27,5% de crescimento.Eu estudo o mercado de TI há muitos anos e vejo que ele tem um crescimento em platôs. Até 2018 tivemos um platô de crescimento de 12% impulsionado pelos grandes projetos de automação de escritórios, do mercado financeiro, educação, saúde, etc. De 2012 a 2016 passamos para um platô médio de 5% de crescimento. De 2017 a 2020 passamos para outro platô de 10% de crescimento. 2021 inaugurou…
* Por Dagoberto Hajjar 2022 será um ano exuberante para TI: vamos crescer, no mínimo, 22%. Vou explicar os motivos. De 2005 a 2008 o mercado de TI cresceu, em média, 12% ao ano. Mudou muito pouco de um ano para o outro. Em 2009 veio a crise de sub-prime, ou ” marolinha”, que deixou o mercado muito assustado e as compras de TI foram embarrigadas de 2009 para 2010. Em 2009 o crescimento foi próximo de zero e em 2010 foi 20%, então, uma média de 10% e, de certa forma, mantendo as médias de crescimento anteriores. De 2012…