* Por Caio Nogueira
Por mais que o seu site estivesse perfeito quando foi lançado, com o passar do tempo, as coisas mudam e o seu conteúdo pode ficar desatualizado. Além disso, o SEO, que de forma resumida quer dizer otimização para mecanismos de pesquisa, e o desempenho do site também podem começar a apresentarem alguns problemas, já que os algoritmos dos buscadores, como o Google por exemplo, estão sempre se atualizando e exigindo cada vez mais dos sites.
Mas o que é auditoria de site e para que ela serve?
Quando você realiza com frequência uma auditoria em seu site, você está ajudando-o a crescer e se destacar. Da mesma forma que precisamos passar em consultas periódicas com médicos para verificar se está tudo bem com a nossa saúde, um site também precisa de verificação para saber se existe algum problema de navegação ou conteúdo e ao identificar falhas e desatualizações, você poderá corrigi-las antes que elas prejudiquem o seu site.
Continue a leitura até o final e entenda porque uma auditoria de site é crucial para o seu sucesso online e porque é tão importante realizá-la regularmente. Confira!
Porque a auditoria de site é tão importante para o sucesso online
Todos sabemos que não basta criar um site para começar a atrair tráfego e alcançar seus objetivos. É necessário que se faça uma análise completa do site para verificar gargalos e oportunidades.
É neste momento que entra a auditoria de site, que, nada mais é do que uma análise completa de seu site, que geralmente é realizada para fins de marketing, ou seja, para que o site tenha um bom desempenho online e proporcione uma boa experiência para os seus visitantes.
Ao se realizar uma auditoria, é muito importante que seja feita uma análise completa do site, incluindo todas as páginas, para que nenhum erro ou desatualização passe despercebida. E quando essas auditorias são realizadas regularmente, elas proporcionam grandes benefícios e resultados.
Com o SEO atualizado, o seu site conseguirá atrair novos usuários, e recursos como velocidade do site e navegação simples do site podem fazer os visitantes permanecerem mais tempo no site. Além disso, um conteúdo de qualidade e atualizado chama a atenção e te ajudar a se estabelecer como uma autoridade no nicho em que você atua.
O ideal é que um auditoria seja feita a cada três meses, pois dessa forma você ajuda a manter o site atualizado e sem precisar fazer muitas alterações de uma vez, porém se você deixar para fazê-las depois de muito tempo, provavelmente ela irá demorar muito para ser finalizada.
As principais áreas do seu site que precisam de auditoria
A análise deve ser feita em todo o site e nesse momento muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre por onde devem começar e quais são as áreas que mais merecem atenção. Para te ajudar, vamos te explicar quais são as áreas que mais precisam de atenção no momento da auditoria, que são:
Experiência do usuário
A experiência do usuário, também conhecido como UX, tem o objetivo de tornar o seu site fácil de ser utilizado pelos seus visitantes, ou seja, quando mais agradável o site for, mais interessado o visitante ficará e permanecerá mais tempo consumindo o seu conteúdo. Isso faz com que os visitantes fiquem mais propensos a tomar ações, como assinar lista de e-mails, fazer compras ou entrar em contato com a empresa. Além disso, isso aumenta a possibilidade dos usuários voltarem a acesso o site e serem fidelizados.
No entanto, é muito fácil que o UX seja desatualizado, já que o desenvolvimento web e o design evoluem constantemente e novas ferramentas e técnicas surgem, fazendo com que os usuários se tornem mais exigentes e tenham maiores expectativas. Um bom exemplo disso é o aumento de uso de dispositivos móveis. Seu site precisa ser responsivo e oferecer uma boa experiência de navegação em uma tela de smartphone, caso contrário você perderá muitos acessos e oportunidades.
Uma boa forma de avaliar o UX e do seu site é utilizando o Google Analytics. Com ele você consegue ver como é a interação dos visitantes do seu site, quais são as página que eles mais clicam, em quais permanecem mais tempo, as que possuem menos cliques, taxas de rejeição, entre outras ações, permitindo que você entenda qual é o comportamento frequente e o fluxo de tráfego, te ajudando a saber o que está dando certo e o que precisa melhorar.
Você precisa tornar as páginas do seu site mais acessíveis, como por exemplo, otimizar a navegação onde usuários não realizam nenhuma ação. Também pode inserir ou melhoras botões de CTA (call to action) para fazer as conversões que você deseja.
Conteúdo relevante e atualizado
Manter o conteúdo do seu site relevante é fundamental para atrair usuários. Se o conteúdo do site não é de qualidade, confiável e recorrente, logo ele não chama atenção e não conquista os usuários. Além disso, também não se mostra como confiável. O conteúdo relevante também é importante para que você consiga fazer de forma natural a criação de links, melhorando o seu SEO.
É importante deixar claro que assim como o UX, o conteúdo também corre riscos de facilmente ficar desatualizado. O que era novo quando você fez a publicação, já não é mais novo agora, fazendo com o que seu site pareça atrasado, mas até mesmo o conteúdo básico, como informações de contato podem ficar desatualizadas.
Outro ponto que merece muita atenção é a atualização de identidade da marca. Se você pede para refazer o seu logotipo e deixa o design antigo nas postagens de blog ou páginas do site. Isso faz com que sua marca fique inconsistente transmitindo menos confiança.
SEO de acordo com padrões atuais
Como já falamos um pouco acima, o SEO é essencial para que o seu site tenha visibilidade e consiga atrair novos visitantes. Porém, os mecanismos de pesquisa sempre estão fazendo atualizações e os sites precisam se adequar a elas. Essas atualizações são excelente para os pesquisadores, afinal ajuda a oferecer um conteúdo relevante, porém pode trazer problemas para os donos de sites e blogs.
Para evitar que o seu site seja penalizado ou perca posições nos resultados de busca, é fundamental que ele esteja de acordo com todas as atualizações dos buscadores.
E o SEO envolve diversos fatores. Ao realizar a auditoria do seu site, muita coisa deve ser levada em consideração. É necessário verificar as as URLs, os títulos, palavras-chave, nomes de imagens e muito outros detalhes.
Ainda tem dúvidas sobre a importância da auditoria de sites?
Agora que você sabe o que é uma auditoria de site e porquê ela é tão importante, lembre-se de que esse é um processo extenso e trabalhoso. É necessário verificar diversos detalhes e auditorias regulares são cruciais para o sucesso do seu site e para manter sua presença online.
* Caio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agencia de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.