Milhões de pessoas nos Estados Unidos tiveram suas informações médicas e de saúde roubadas após um ataque de hackers explorar uma vulnerabilidade de dia zero nos sistemas do software de transferência de arquivos MOVEit, operado pela IBM. As informações são do TechCrunch.
O Departamento de Política e Financiamento de Saúde do Colorado (HCPF), responsável pela administração do programa Medicaid do estado, confirmou na sexta-feira que foi vítima dos hacks em massa da plataforma, que expôs os dados de mais de quatro milhões de pacientes.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Em uma notificação de violação de dados aos afetados, o HCPF do Colorado disse que os dados foram comprometidos porque a IBM, um dos fornecedores do estado, “usa o aplicativo MOVEit para mover arquivos de dados HCPF”. A declaração afirma ainda que, embora nenhum sistema do governo do estado do Colorado ou HCPF tenha sido afetado por esse problema, “certos arquivos HCPF no aplicativo MOVEit usado pela IBM foram acessados pelo ator não autorizado”.
Entre os dados vazados, estão os nomes completos dos pacientes, datas de nascimento, endereços residenciais, números de Seguro Social, números de ID do Medicaid e do Medicare, informações sobre renda, dados clínicos e médicos, incluindo resultados de laboratório e medicamentos, e informações sobre seguro de saúde.
A violação dos sistemas MOVEit da IBM também afetou o Departamento de Serviços Sociais (DSS) do Missouri, embora o número de indivíduos afetados ainda não tenha sido divulgado. Em nota na semana passada, o DSS do Missouri disse que “a IBM é um fornecedor que fornece serviços para o DSS, a agência estadual que fornece serviços Medicaid para residentes do Missouri. A vulnerabilidade dos dados não afetou diretamente nenhum sistema DSS, mas afetou os dados pertencentes ao DSS.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.