A biofarmacêutica AstraZeneca fechou uma parceria com a Absci, empresa de biologia focada em inteligência artificial, para criar um anticorpo de combate ao câncer. A colaboração envolve um acordo de US$ 247 milhões pagos pela fabricante de vacinas, conforme informou o Financial Times.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
A Absci é pioneira no uso de IA generativa focada na saúde. Com um laboratório em Nova York, milhões de amostras de proteínas alimentam a tecnologia com o objetivo de descobrir novos anticorpos. Essa tecnologia tem sido especialmente utilizada em casos de doenças raras, sendo que a IA permite reduzir os custos e o tempo dos testes de medicamentos.
“A AstraZeneca é líder no desenvolvimento de novos tratamentos em oncologia e estamos entusiasmados em colaborar com eles para projetar um candidato terapêutico com potencial para melhorar a vida de pacientes com a doença”, disse Sean McClain, fundador e CEO da Absci, em comunicado.
Segundo a AstraZeneca, o modelo de IA generativa será projetado do zero com anticorpos novos e aprimorados e faz parte dos planos da empresa de substituir a quimioterapia tradicional por uma nova geração de medicamentos. No entanto, não citou quais tipos de câncer planeja combater.
O acordo inclui uma taxa inicial para a Absci, financiamento de pesquisa e desenvolvimento e pagamentos de marcos, e royalties sobre quaisquer vendas de produtos, afirma o Financial Times.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.