Um grupo de 200 músicos assinou uma carta aberta pedindo às empresas de tecnologia e desenvolvedores que não prejudiquem a criatividade humana com ferramentas de geração de música de IA.
A lista de artistas é composta por Billie Eilish, a propriedade de Bob Marley, Chappell Roan, Elvis Costello, Greta Van Fleet, Imagine Dragons, Jon Bon Jovi, Jonas Brothers, Kacey Musgraves, Katy Perry, Mac DeMarco, Miranda Lambert, Mumford & Sons, Nicki Minaj, Noah Kahan, Pearl Jam, Sheryl Crow e Zayn Malik, entre outros.
“Quando usada de forma irresponsável, a IA representa enormes ameaças à nossa capacidade de proteger nossa privacidade, nossas identidades, nossa música e nossos meios de subsistência”, diz a carta. “Algumas das maiores e mais poderosas empresas estão, sem permissão, usando nosso trabalho para treinar modelos de IA… Para muitos músicos, artistas e compositores que trabalham que estão apenas tentando sobreviver, isso seria catastrófico.”
Algumas empresas como Adobe e Stability AI estão trabalhando em geradores de música de IA que usam música licenciada ou livre de royalties. Mas mesmo essas ferramentas podem impactar negativamente os artistas que fazem música para comerciais de TV ou outras batidas que um artista pode licenciar por seu trabalho.
“Esse ataque à criatividade humana deve ser interrompido”, diz a carta dos músicos. “Precisamos nos proteger contra o uso predatório da IA para roubar vozes e semelhanças de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação