A artista performática espanhola Alicia Framis será a primeira mulher do mundo a se casar com um holograma. A notícia foi divulgada no próprio site da artista.
A união com o parceiro holográfico AILex acontecerá em uma cerimônia no terraço do Museu Depot Boijmans Van Beuningen, em Roterdã na Holanda, no segundo semestre de 2024.
“Uma nova geração de amor está surgindo, quer queiramos ou não, onde os humanos serão casados e em relacionamentos com hologramas, avatares, robôs e muito mais. Assim como praticamos novos idiomas com o Duolingo, praticaremos relacionamentos com essas entidades”, afirmou a artista em comunicado.
AILex foi treinado a parte das informações do perfil de parceiros românticos anteriores da artista. Segundo a artista, ela está há 25 anos explorando a solidão e a intimidade por meio de pesquisa de desempenho. Em 1995, teve um companheiro de boneca manequim chamado Villeneuve. “Desde então, desenvolvi muitos projetos com diferentes comunidades sobre solidão específica nas cidades e desenvolvo ferramentas para ajudar as pessoas a ter melhores possibilidades de viver juntas, como meu trabalho ‘Arquitetura Proibida’, onde fiz 15 casas diferentes para famílias não binárias”.
Alicia informou que o futuro marido é um holograma inteligente que satisfaz todas as suas necessidades emocionais. E acredita que os companheiros de inteligência artificial podem ser uma opção benéfica para pessoas que precisam de companhia. “Amor e sexo com robôs e hologramas são um fato inevitável. Eles são ótimos companheiros, expressando empatia. Já experimentamos como os telefones salvaram o mundo da solidão e preencheram o vazio de vidas humanas. Agora, hologramas como presenças interativas em nossas casas podem ir mais longe”, completou.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.