A Argo Space Corporation, startup fundada por um trio de veteranos da SpaceX, visa construir uma rede de transporte no espaço, usando espaçonaves reutilizáveis movidas a água coletada da Lua.
Fundada por Robert Carlisle, Ryan Carlisle e Kirby Carlisle – que são irmãos, a startup aposta que o propulsor lunar irá desvincular as atividades espaciais da Terra – e desbloquear uma economia movimentada além da órbita baixa da Terra (LEO).
Seu plano visa várias limitações importantes da economia espacial, como todos os veículos de transporte orbital existentes estão focados em LEO, não em órbitas mais exigentes como geossíncrona (GEO) ou cislunar. Em segundo lugar, nenhum desses veículos é reutilizável. Terceiro, não há método de reabastecer nem mesmo um veículo reutilizável teórico. E, por último, qualquer método desse tipo provavelmente dependeria de recursos baseados na Terra para o propelente.
Argo, com sede em Hermosa Beach, na Califórnia, visa resolver essas limitações. A primeira espaçonave da empresa é chamada de Argonaut, em homenagem aos famosos heróis marítimos da mitologia grega. O Argonaut foi projetado para ser reutilizável e reabastecível e com a capacidade de realizar transferências com uso intensivo de energia para o GEO. Mas toda a operação dependeria da água lunar, que a empresa planeja colher e armazenar no espaço para reabastecimento.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Água como combustível
A água como opção de combustível para espaçonaves não é um conceito novo. Em 2021, a NASA lançou um demonstrador CubeSat carregando meio litro de água para testar um novo método propulsivo à base de água. Embora a Argo não esteja divulgando muitos detalhes sobre seu sistema, a empresa esclareceu que usará um propulsor de plasma de água.
“Nós vemos isso muito como a corrida do ouro na Califórnia, onde vamos comercializar esse recurso na lua – água – e isso vai permitir que muitas outras empresas construam seus negócios, busquem outros novos recursos e trazer novos recursos para o espaço que, de outra forma, não seriam possíveis ou de todo ou econômicos sem um serviço como o nosso”, explica o COO Kirby Carlisle para o TechCrunch.
Investimento na Argo
O plano da empresa é ambicioso, mas tem chamado a atenção dos investidores. A Argo fechou recentemente uma rodada de financiamento de US$ 2 milhões liderada pela Type One Ventures, com a participação da Boost VC, Stellar Ventures e Earthrise Ventures, para continuar o desenvolvimento de sua tecnologia.
O próximo grande marco para a empresa será uma missão de demonstração inicial programada para o final de 2024, para provar a tecnologia de propulsão e o mecanismo de captura da espaçonave.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.