A proposta da aTábua se baseia em aproximar clientes interessados em receberem no conforto de suas casas um kit completo, e que harmoniza entre si, com comidas e vinhos. Na plataforma, o usuário pode escolher entre diferentes pacotes com preços variados, à medida que o preço aumenta, a qualidade e quantidade dos produtos também sobem, cabe ao cliente escolher qual modelo se adapta melhor para seu interesse.
Entre as opções, a empresa disponibiliza opções variadas para atender todos os desejos de usuários, podendo escolher apenas queijos, com charcutaria e até opções sem vinhos, apenas com alimentos, além da possibilidade de comprar a cesta individual, sem assinatura, para ser presenteado.
Problema
Apresentando seu problema, a startup comenta da distância entre o produto artesanal e o mercado, com as dificuldades na hora de apresentar o seu produto ao público geral. Como a empresa vai direto aos produtores, acaba encurtando essa distância. Outro ponto apresentado pela startup é a facilidade, uma vez que a mesma cuida de todo o processo para o cliente que recebe os produtos escolhidos sem ter que se locomover de sua casa.
Mercado
Ao tratar de mercado, a startup segue na ideia da valorização dos pequenos consumidores, e acredita que este é o ponto diferencial do negócio. Comentam que é difícil ver os produtos em mercados pelo Brasil e comentam que existe uma demanda da população pelo produto. Os analistas se preocupam apenas com a organização do produto, junto a questão logística, que deve ser bem feita para não atrapalhar a jornada do cliente.
Modelo de negócio
Essa parte do processo foi vista como diferentes vertentes do negócio, trazendo pontos positivos e negativos. Pelo lado positivo, a startup se mantém presente em vertentes diferentes do mercado, trazendo o clube de assinatura, parceria direta com empresas para proporcionar brindes e ainda a venda individual dos produtos. Essa variedade é bem vista pelo mercado, uma vez que um cliente aprovar a empresa ele vai usar a mesma para diversas situações de vida.
A mesma questão traz também outro lado, preocupa os analistas o fato da empresa estar presente em tantas vertentes que pode acabar atrapalhando a logística e consequentemente a experiência. Salientam a importância de estar focado na hora de realizar as tarefas para não atrapalhar no processo logístico.
Resultados
Analisando os resultados, é possível observar que a própria startup tem diferentes focos e assim alcança também resultados diferentes nas frentes que atua. Tendo seus melhores números dentro da frente corporativa, na venda dos produtos diretamente para empresas, a startup demonstra que não só é bem procurada por outros negócios, mas também possui recorrência, fato que mostra a aprovação por parte dos produtos.
Para as outras vertentes trabalhadas, a empresa demonstra não ter um espaço garantido de mercado, se observa que o principal ponto em baixa é a compra direta dos produtos individuais. Os analistas aconselham utilizar o dinheiro levantado para apostar em campanhas de marketing para salientar a posição dentro do mercado de e-commerce.
Time
Ao tratar das pessoas que compõem a startup, os analistas elogiam as escolha por possuírem conselheiros já consolidados no mercado, fato importante para trazer uma visão experiente do mercado, que ajuda não só a formar os novos empreendedores, mas também para evitar complicações e problemas futuros.
Por outro lado, comentam que falta uma pessoa especializada em tecnologia para o time, já que a própria startup possui uma plataforma em que se preparam e escolhem os pedidos.
Rodada
Para o valor pedido, a startup diz destinar metade dos recursos apenas para marketing, acreditando na estratégia de growth para o negócio para impactar no aumento das vendas. Também tocam no assunto em investir em tecnologia, mas os analistas recomendam que uma fatia maior seja separada, incluindo a adição de uma pessoa dessa área para o time. A rodada será efetuada por crowdfunding, tendo o Mercado Bitcoin como responsável por encabeçar o negócio, afim de apenas financeiro, o MB pretende estimular a intereação entre a aTábua com outro mplayers do mercado. Estão levantando o valor de R$ 1,25M, em um valuation de R$ 12,5 Milhões.
Conclusão
Com 4 anos de mercado, os analistas reconhecem o bom momento vivido pela startup e entendem que a mesma já possui seu espaço consolidado no mercado corporativo, sugerem que em suas estratégias de crescimento foquem nas outras áreas trabalhadas pela empresa. Além disso, recomendam investir na questão logística, não por necessidade, mas para se preparar para quando a startup crescer e possa suportar o número de pedidos.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e a Eleven Research apresenta com detalhes suas recomendações técnicas. Confira!