Artigo de Túlio Soria.
Uma startup que pretende lançar um aplicativo, precisa se dedicar profundamente na definição de suas estratégias para Aquisição, Retenção e Monetização. Um aplicativo de sucesso é um aplicativo que consegue balancear de maneira inteligente essas estratégias. Pois, por exemplo, de nada adianta um aplicativo adquirir milhões de usuários que no outro dia desinstalam a App ou nunca mais entram, ou seja, boa aquisição, mas fraca retenção. É o que chamamos de balde furado, você coloca agua todo dia, mas ele nunca está cheio.
Hoje vamos falar da estratégia da estratégia de aquisição.
Aquisição
O fundador do Reddit, Alexei Ohanian, costuma dizer que logo após você lançar o seu site a única pessoa que irá correndo acessar e dizer que ele é o máximo é sua mãe. No mundo das Apps, se você não fizer uma boa estratégia de aquisição de usuários será a mesma coisa. Portanto, uma startup que cria uma App precisa, antes de tudo, pensar qual será a maneira que ele irá utilizar para obter downloads. Afinal, existem mais de um milhão de Apps lançadas nas maiores plataformas, iOS (iPhone e iPad) e Android (Samsung, Sony, LG, etc.). Como se destacar? Como adquirir usuários? Como ser encontrado? Uma boa estratégia de aquisição deve responder essas perguntas.
Segundo pesquisa Mobile App Discovery: Best Practices To Promote Your App, da Forrester, os métodos mais comuns para ter sua App descoberta são:
- Busca na app Store, (63% iOS, 54% Android)
- Conversa entre amigos,
- Encontrar na lista de destaques ou populares (TOP, Featured),
- Aplicação já ter vindo instalada no aparelho,
- Através de redes sociais,
- Através de navegação por sites, blogs, etc.
- Procura por ferramentas de busca na internet (exemplo: Google),
- Vendo uma propaganda em revista ou jornal,
- Receber propaganda em meu celular (Mobile Ad),
Imagem de “How do apps get discovered“.
Analisando desta forma, fica fácil decidir o que fazer para impactar os diversos métodos para ser descoberto. Por exemplo: O que você fará para que seu aplicativo seja encontrado através da ferramenta de busca das Stores? Você pensou no nome do seu App, nas palavras chave? Isso é extremamente importante, como vemos, mais de 50% das Apps são descobertas através da busca e da interação com a App Store (browsing).
A dica que eu deixo é: analise profundamente suas estratégias de aquisição, observe o seu orçamento para investir em mídia e seja criativo! Afinal, existem milhões de Apps lançadas e você precisa se destacar para adquirir usuários.
Entretanto, todas as estratégias de aquisição serão um desperdício de tempo e dinheiro se a startup não se concentrar na retenção dos usuários. Vamos falar de retenção em breve.
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