Não faltam plataformas de crowdfunding no mercado, por isso fiquei um pouco receosa com a sugestão de pauta que recebi do Rafaat Toumani. Ele me contava que havia criado uma plataforma online de financiamento colaborativo para projetos sustentáveis chamada Kolmea e que a ideia era mobilizar os cidadãos na direção de projetos com um impacto positivo na sociedade.
Só fui convencida de que era preciso contar essa história quando ele citou alguns dos “padrinhos” da startup: Marcus Nakagawa e Fernando e Ana Paula Arbache, da ESPM. “Além de nosso professor, ele ajuda nas decisões da empresa e escreve para o blog”, explica o cofundador, sobre a participação de Marcus no projeto. Marcus é professor da ESPM e conhecido profissional do mercado de sustentabilidade: ele já passou pelo setor “verde” da Philips e é presidente Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade. Você pode ler mais sobre Fernando e Ana Paula Arbache no projeto deles: www.arbache.com.
O projeto da Kolmea começou quando Rafaat e sua sócia Marcela resolveram ser mais “responsáveis” em suas próprias vidas pessoais. “Começamos a ter aquele velho pensamento que sozinhos não faríamos a diferença e que não ia adiantar de nada, então fizemos uma pesquisa e encontramos as plataformas de crowdfunding”, me contou o cofundador. O projeto começou a ser desenvolvido em novembro de 2012 e o produto foi lançado em 18 de março deste ano.
Para Rafaat, a Kolmea consegue se diferenciar das outras plataformas do tipo em três vertentes: por ser um crowdfunding específico para sustentabilidade, pela equipe fundadora se colocar como “responsável” pelos projetos da plataforma e pela busca por investidores maiores para potencializar os resultados. “Hoje eu faço parte do Grupo LIDE, do Grupo Dória, e por meio dele eu busco levar a Kolmea e estabelecer conexões”, diz. “Exigimos, também, de nossos idealizadores os relatórios dos projetos, mostrando, assim os resultados finais de cada um.”
Atualmente, três pessoas estão dedicadas em tempo integral à Kolmea, mas o sócio fundador diz que mais de dez profissionais fizeram parte de todo o desenvolvimento. Eles também fecharam uma parceria com as agências OTB (de comunicação) e YCOACH (focada em coaching para a geração Y).