* Por Ana Flávia Carrilo
E cá estamos, em mais um começo de ano nesta coluna! Aquele período de altas expectativas, especialmente para o ecossistema de startups – ansioso pela retomada das atividades e para colocar em prática os aprendizados de 2020, um ano difícil, apesar do saldo positivo para o setor.
É difícil traçar grandes previsões, já que as incertezas da vacina, retomada dos modelos tradicionais ou implementação dos modelos de gestão híbridos ainda estão em discussão entre empreendedores e players que venho acompanhando. Mas, já começamos o ano com boas novas que mostram a consolidação do nosso segmento.
Para relembrarmos, nós terminamos o ano de 2020 com marcos importantes: a assinatura do Marco Legal das Startups, que traz uma representatividade jurídica para as startups, o novo um recorde de investimento: startups brasileiras captaram US$ 3,5 bilhões no último ano e no número de fusões e aquisições no setor – com 163 transações.
E agora, já começamos o ano de 2021 também com notícias animadoras. No dia 07 do ano, o mercado recebeu a notícia de um novo unicórnio verde e amarelo: a Madeira Madeira, startup paraense, recebeu aporte de US$190 milhões. A rodada série E de captação, avaliou a companhia em mais de US $1 bilhão, foi liderada pelo SoftBank e pelo Dynamo.
Outra grande novidade no mundo do M&A (fusão e aquisição de empresas) foi o anúncio da plataforma Easynvest, que comprou a Vérios, gestora de investimentos através de robôs, e que agora, quer dobrar o número de clientes. Atualmente, a Easynvest já tem 1,6 milhões de pessoas investindo em sua plataforma e foi recentemente comprada pelo Nubank.
Ou seja, com mercado aquecido e novas tendências surgindo, as expectativas para este ano continuam altas. Setores como finanças, educação, saúde e logística que se destacaram na crise, devem continuar em alta. Assim, como mercados que precisam se estruturar, como eventos, vendas e alimentação, devem se reinventar este ano.
Se você quer reforçar seu negócio, lembre-se que mais do que nunca, consolide seu modelo no digital, não deixe de lado sua cultura. Mantenha ela forte e estabelecida entre os colaboradores, além de estudar bem sobre o seu público-alvo. A forma de consumir produtos e serviços mudou no último ano, por isso ouvir seu público e necessidades será fundamental este ano.
Por aqui na Abstartups, apostamos para 2021 no fortalecimento da qualidade e potencial da inovação para superar os novos desafios. Sabemos que ainda precisamos entender como serão os caminhos de uma reabertura, mas continuamos na missão de consolidar e trazer cada vez mais informação para o mercado, fortalecer comunidades emergentes de startups e apostar em educação e formação de talentos no setor, uma demanda que vem em crescente nas startups do país.
Um ótimo começo de ano para nós!
Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.