A Andrade Gutierrez, uma das maiores empresas de engenharia da América Latina, marcou presença no NEon, um dos maiores eventos de inovação do Nordeste, que aconteceu em São Luís (MA) entre os dias 1 e 2 de junho.
Luiza Luth, consultora de inovação sênior da companhia, apresentou detalhes do programa Vetor AG, iniciativa de Open innovation da empresa, que funciona desde 2018 para conectar os desafios da companhia com oportunidades do mercado.
Entre os benefícios de participar do programa Vetor AG estão: piloto em escala real nas maiores obras do Brasil, equity free, convívio diário com profissionais da Andrade Gutierrez e outras startups e a oportunidade de investimento e financiamento para projetos.
Conheça abaixo alguns cases de startups parceiras da Andrade Gutierrez:
Maply: startup que simplifica a coleta de informações e análise de dados a partir de imagens feitas com drones.
Gestão Engenharia: empresa que oferece diversos serviços na área de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Agrimensura, trazendo a união dessas áreas com a finalidade de facilitar o atendimento de seus clientes.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Outro case destacado por Luiza foi a startup maranhense Mentor Construção, vencedora da 1ª edição do Prêmio Produtividade do Mesmo Lado, que tem como objetivo reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacam no aproveitamento de seu potencial, aumentando a produção e a competitividade no setor.
Com a ferramenta da startup, o time de obra da Andrade Gutierrez passou a digitalizar as folhas tarefas, o check-out e demais rotinas da produção com praticidade. De forma simples e ágil é possível cadastrar em minutos os apontamentos e relatar problemas e restrições no aplicativo. As informações são disponibilizadas em tempo real para os gestores contribuindo para a tomada de decisão, otimizando tempo e recursos.
Outro grande desafio que foi solucionado com ajuda de uma startup foi de fornecer água potável para os trabalhadores da obra. Antes era preciso comprar diversos galões de água e existia toda dificuldade de logística, armazenamento, etc.. Até que conheceram a PWTech, startup que possibilita a chegada de água potável nas regiões mais remotas do país e do mundo. Através da tecnologia da startup e a facilidade de tratamento de águas contaminadas através de um equipamento de baixo custo, portátil, de fácil instalação e fácil manuseio, foi possível aproveitar a água do próprio poço da obra para consumo.
“Acredito muito na conexão com ecossistemas diversos. Faz muito sentido para a Andrade Gutierrez e para todas as companhias. Precisamos sair um pouco do eixo sul e sudeste, onde sempre ficamos e onde geralmente acontecem os eventos. Por isso essa iniciativa do NEon é tão importante para se tornar o ponto de encontro no Nordeste para nos conectarmos com as empresas e startups da região e também para que as startups conheçam as oportunidades que nós estamos trazendo para elas.
Para saber mais sobre o programa acesse aqui.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.