Um estudo realizado recentemente pela App Annie, empresa especializada na análise do mercado mundial de mobile, revelou que embora exista um crescimento mais acirrado no número de downloads de aplicativos para aparelhos com sistema Android versus iOS da Apple, os aplicativos para iOS ainda representam uma receita quatro vezes maior do que a receita do sistema concorrente. Dados do Peixe Urbano indicam que a tendência é a mesma no mercado brasileiro.
Desde abril de 2012, o número de downloads do aplicativo do Peixe Urbano para iOS e Android cresceu mais de 10 vezes, e desde então figura entre os “Top 3” da categoria Estilo de Vida da App Store. Embora 60% dos usuários do aplicativo utilizem um iPhone e sejam responsáveis por 75% das compras efetuadas pelo canal, é o crescimento no número de downloads da versão Android que vem chamando a atenção nos últimos 3 meses, tendo ultrapassado o crescimento do iOS.
A tendência é a mesma também identificada pelo instituto de pesquisa Kantar Worldpanel sobre o mercado brasileiro de smartphones, embora em outras proporções. Segundo o instituto, aparelhos da Apple têm a menor participação de mercado no Brasil, representando apenas 0,4% do total de smartphones, enquanto a participação de aparelhos com sistema Android cresceu de 25,6% em agosto, setembro e outubro de 2011 para 56,7% durante o mesmo período em 2012. Já nos Estados Unidos, a Apple voltou a liderar o mercado após o lançamento do iPhone 5, que chegará em breve ao Brasil.
“Embora o número de aparelhos Android esteja crescendo de forma exponencial e a um ritmo mais rápido do que a adoção do iOS no Brasil, o perfil e o comportamento dos usuários dos dois sistemas são diferentes, tornando ambos igualmente importantes para empresas que buscam penetrar o mercado mobile,” diz Bernardo Carneiro, Gerente de Mobile do Peixe Urbano. “Esse mercado, como um todo, ainda é incipiente no Brasil, mas já começa a aquecer e a demonstrar enorme oportunidade”, agrega Carneiro.
Embora a grande maioria dos cerca de 260 milhões de celulares no país ainda não possua pacotes de dados, o acesso à internet via aparelhos móveis aumentou 74% de outubro de 2011 para outubro deste ano, chegando a mais de 65 milhões de conexões, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Em escala mundial, o percentual de celulares que possui pacote de dados é ainda menor: apenas 17% dos mais de 1 bilhão de aparelhos móveis, segundo relatório apresentado este mês por Mary Meeker, sócia do fundo de venture capital KPCB (Kleiner Perkins Caulfield and Byers). Ainda segundo o estudo da KPCB, smartphones já representam 13% do acesso mundial à internet, comparado com apenas 4% em 2010, e a receita oriunda de publicidade e aplicativos para aparelhos móveis tem crescido 129% ao ano desde 2008, chegando perto dos U$20 bilhões.
De olho neste mercado, o Peixe Urbano e outras empresas brasileiras têm investido no desenvolvimento de seus aplicativos móveis. No mês passado, a companhia lançou nova versão do aplicativo para iOS e Android, com melhorias nas funcionalidades que já existiam, como a compra de ofertas e o armazenamento de cupons, além de novidades incluindo a possibilidade de fazer pedidos de delivery de comida diretamente do smartphone. A expectativa da empresa é concluir o ano tendo já 15% dos pedidos realizados pelo Peixe Urbano Delivery vindo de dispositivos móveis e que este número continue aumentando exponencialmente em 2013 acompanhando o crescimento do mercado.
Sobre o Peixe Urbano
O Peixe Urbano ajuda seus mais de 20 milhões de usuários a explorarem o que há de melhor em cada cidade, auxiliando as empresas locais a desenvolverem os seus negócios. A empresa foi fundada no Brasil no início de 2010 por três amigos – Julio Vasconcellos, Emerson Andrade e Alex Tabor – e hoje conta também com a sociedade do empresário e apresentador de TV Luciano Huck e com o investimento de seis grandes fundos. Foi a primeira companhia a introduzir o conceito das compras coletivas na América Latina, revolucionando o comércio eletrônico para serviços locais. Hoje, já conta também com um serviço de pedidos on-line para a entrega de comida em casa, o Peixe Urbano Delivery, e para a efetuação de reservas on-line nos melhores restaurantes de cada cidade. Em janeiro de 2012, o Peixe Urbano foi eleito a “Melhor Startup Internacional do Ano” pelo Crunchies Awards, principal premiação dos Estados Unidos para startups da área de Internet e tecnologia.