Na última década, a Amazon vem fazendo investimentos significativos em robótica e tecnologia avançada em suas operações, para automatizar recursos fundamentais das entregas, como manuseio, classificação, identificação e armazenamento dos produtos. Os robôs da Kiva Systems ainda formam a base de robótica de armazém da empresa e em um evento realizado em seu centro robótico Westborough, Massachusetts, foi lançado um terceiro robô ao time, o Sparrow.
Segundo a Amazon, uma parte crítica do seu processo de atendimento acontece antes mesmo dos itens serem embalados para envio aos clientes. A tecnologia sofisticada move as sacolas para os funcionários que selecionam o estoque a ser embalado. Depois que os itens são encaixotados, os braços robóticos existentes – como Robin e o recém-anunciado Cardinal – podem redirecionar os pacotes para vários locais no depósito antes de iniciarem sua jornada de entrega.
Agora, com o Sparrow, a empresa avança significativamente no manuseio de itens em suas operações, sendo o primeiro sistema robótico em seus armazéns que pode detectar, selecionar e manusear produtos individuais no estoque. “O Sparrow representa um grande avanço na tecnologia de ponta da robótica industrial. Aproveitando a visão computacional e a inteligência artificial (IA), ele pode reconhecer e lidar com milhões de itens”, afirma a empresa.
Em vez de pegar apenas os 15 tipos diferentes de pacotes de entregas da Amazon, o Sparrow foi projetado para pegar uma variedade maior de tamanho, forma e material, isso apresenta uma série de desafios para a construção de um sistema de robótica projetado para coletar com velocidade.
“No ano passado, com o suporte das tecnologias da Amazon, nossos funcionários em todo o mundo coletaram, armazenaram ou embalaram aproximadamente 5 bilhões de pacotes – ou mais de 13 milhões de pacotes por dia. A tecnologia robótica nos permite trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil, para operar com eficiência e segurança”, complementa.
Além dos avanços tecnológicos da Sparrow, a Amazon está empolgada com as implicações que a tecnologia tem e como ela pode beneficiar seus funcionários e clientes. “O Sparrow assumirá tarefas repetitivas, permitindo que nossos funcionários concentrem seu tempo e energia em outras coisas, ao mesmo tempo em que promovem a segurança. Ao mesmo tempo, Sparrow nos ajudará a aumentar a eficiência automatizando uma parte crítica de nosso processo de atendimento para que possamos continuar entregando aos clientes.”
Amazon investe nos colaboradores
Segundo a empresa, o projeto e a implantação de robótica e tecnologia em suas operações criaram mais de 700 novas categorias de empregos que agora existem na empresa. “Esses novos tipos de funções, que empregam dezenas de milhares de pessoas em toda a Amazon, ajudam a demonstrar de forma tangível o impacto positivo que a tecnologia e a robótica podem ter para nossos funcionários e nosso local de trabalho”, comenta. “Apoiar nossos funcionários e ajudá-los a fazer a transição e avançar em suas carreiras para funções que trabalham com nossa tecnologia é uma parte importante de como continuaremos a inovar.”
Para aprimorar o conhecimento e carreira de seus colaboradores, a Amazon disponibiliza um programa de aprendizagem em sala de aula de 12 semanas que ensina novas habilidades e funções de manutenção técnica sob demanda. Após a conclusão do estágio, o salário dos funcionários aumenta em aproximadamente 40%.
“Com a nossa robótica e tecnologia avançada, abrimos 700 novas categorias de empregos na Amazon. Estamos criando mais oportunidades para nossos funcionários desenvolverem suas habilidades e carreiras”, afirma a empresa em comunicado.