A Amazon trouxe ao mercado uma assistente pessoal acessível para que seus clientes possam usufruir dessa tecnologia dentro de suas próprias casas, a Alexa. Mas tecnologias emergentes geralmente enfrentam ceticismo, especialmente se não estiver claro como elas funcionam ou para qual propósito elas servem, podendo, assim, serem mal interpretadas.
“Somos cuidadosos em relação aos dados pessoais necessários para o funcionamento da Alexa, tendo sempre em mente nosso aviso de privacidade, que cobre as circunstâncias limitadas em que compartilhamos dados com terceiros. A Amazon não compartilha as informações pessoais de seus consumidores, incluindo os dados da assistente pessoal”, confirma a empresa.
Pensando nessa segurança, a Amazon esclareceu alguns mitos, ou seja, conceitos mal interpretados e informações equivocadas sobre o funcionamento de Alexa.
Mito nº 1 – “Alexa está gravando tudo o que eu falo o tempo todo”
Por padrão, os dispositivos Echo são desenvolvidos para gravar áudio somente após a detecção da palavra de ativação escolhida, ou se o seu botão de ação for pressionado. O aparelho é acionado apenas a partir do momento em que a palavra de ativação (as opções atuais são: “Alexa”, “Amazon” ou “Echo”) é dita por alguma pessoa presente no ambiente. Somente após o acionamento do comando realizado é enviado, de forma segura, para processamento na nuvem da Amazon.
Além disso, os consumidores sempre terão como saber se o aparelho está captando o que é dito. Os dispositivos Echo possuem alto-falantes inteligentes com um indicador que acende uma luz azul quando está gravando. O mesmo vale para os aplicativos e demais dispositivos com Alexa – uma barra de luz azul aparece na parte inferior da tela do celular ou TV quando Alexa está captando e enviando para a nuvem os comandos solicitados.
Mito nº 2 – “Não há como saber o que Alexa está gravando”
Os consumidores podem revisar seus históricos de gravação pelo aplicativo Alexa ou online e há diversas opções para gerenciar suas gravações. Além de gerenciar suas gravações de voz, use o aplicativo Alexa para: controlar como seus dados são usados; gerenciar suas permissões de Skills; e ver o histórico dos comandos feitos e das ações efetuadas pelo aparelho.
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Quando você fala com o aparelho, sua solicitação é enviada para a nuvem segura da Amazon para que a Inteligência Artificial (IA) possa responder a você do melhor jeito possível. Você pode ver exatamente o que Alexa captou e enviou para a nuvem da Amazon por meio do aplicativo Alexa visitando Mais > Configurações > Privacidade de Alexa > Revisar Histórico de Voz, ou acessando este site.
Mito nº 3 – “As informações que eu compartilho com Alexa não são seguras e os hackers podem me espionar ou acessar dados por meio dos meus dispositivos”
A criptografia de dados, revisões rigorosas de segurança, juntamente com atualizações automáticas e regulares para seus dispositivos habilitados para Alexa trabalham juntos para ajudar a garantir que os dispositivos e o sistema funcionem com segurança máxima.
Todos os dados transmitidos entre um dispositivo habilitado para o assistente e a nuvem são criptografados. Os dispositivos também recebem regularmente atualizações de segurança com as mais recentes proteções contra possíveis ameaças e vulnerabilidades, por até pelo menos quatro anos após a última data em que o dispositivo esteve disponível para compra no site da Amazon. Os clientes não precisam fazer nada para atualizar seus dispositivos – isso acontece automaticamente quando estão conectados.
Mito nº 4- “Qualquer pessoa pode usar o Drop In e espionar minha casa”
Por padrão, o Drop In está desativado. Ao optar por ativar esse recurso, você deve primeiro conceder permissões de Drop In aos seus contatos, podendo gerenciar essas permissões a qualquer momento.
O Drop In é um recurso que torna mais fácil para familiares e amigos se comunicarem uns com os outros por meio de seus dispositivos habilitados com o aparelho, não importa onde estejam. Para usar o Drop In, você precisa habilitar manualmente o recurso e conceder permissões explicitamente a contatos específicos em sua lista de contatos por meio do aplicativo Alexa. Esses contatos, sejam familiares, amigos ou vizinhos, também devem ser salvos em seus contatos.
Mito nº 5 – “A Amazon vende meus dados de Alexa”
A Amazon não comercializa dados pessoais. Os dados dos consumidores permitem que a Amazon aprimore a experiência de Alexa e personalize os recursos, como por exemplo fornecendo os lembretes e resumo de notícias corretos, auxiliando também que Alexa responda com precisão a perguntas sobre os assuntos que estão em alta no momento e reproduzindo músicas favoritas do Amazon Music nos dispositivos Echo.
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