Essa semana durante um evento, a Amazon Índia anunciou um fundo de US$ 250 milhões para investir em startups e empreendedores com foco na digitalização de pequenas e médias empresas, agricultura e saúde. O foco do Amazon Smbhav Venture Fund é desbloquear as possibilidades de uma Índia digital.
No setor de PMEs, a Amazon investirá em startups que digitalizam essas empresas para que elas tenham acesso à operações eficientes e eficiência da cadeia de suprimentos. O Venture Fund também vai impulsionar a criação de soluções para capacitá-los a lançar, gerenciar e expandir seus negócios on-line, automatizar e digitalizar suas operações e expandir seus negócios globalmente, exportando para clientes em todo o mundo.
Duas áreas de foco adicionais serão agricultura e saúde. No setor de agrotecnologia, o Venture Fund deve investir em startups indianas que estão usando tecnologia para trazer os melhores produtos aos consumidores, tornar os insumos agrícolas mais acessíveis aos agricultores, fornecer soluções agronômicas personalizadas para os agricultores com o objetivo de melhorar a produtividade, distribuir crédito e seguro para eles ou reduzir o desperdício de alimentos.
No setor de saúde, o Venture Fund visa investir em startups indianas que estão usando tecnologia para assistência médica, telemedicina, recomendações de tratamento alimentadas por inteligência artificial ou na digitalização de clínicas, laboratórios, farmácias. O objetivo é melhorar o acesso a uma base mais ampla de pacientes, independentemente da localização geográfica. Além disso, o Venture Fund continuará a investir em startups com foco em outros setores.
Outras iniciativas anunciadas
Além disso, a empresa anunciou planos para capacitar digitalmente e trazer 1 milhão de varejistas off-line e on-line até 2025. A Amazon também lançou a iniciativa ‘Spotlight North East’, que deve trazer 50 mil artesãos, tecelões e pequenas empresas online dos 8 estados da região Nordeste da Índia até 2025, visando aumentar as exportações de commodities essenciais como chá, especiarias e mel.
“Em 2020, prometemos digitalizar 10 milhões de pequenas e médias empresas, permitir US$ 10 bilhões em exportações e criar empregos de 1 milhão até 2025. Por meio de nossas iniciativas, estamos comprometidos para ser um catalisador e um parceiro para desbloquear as possibilidades de uma Índia Digital. O lançamento do Amazon Smbhav Venture Fund visa atrair as melhores ideias e capacitar empreendedores do país para serem parceiros nesta visão. Além disso, nossas iniciativas para integrar lojas off-line de 1 milhão na Amazon.in e capacitar digitalmente a região Nordeste irão acelerar o progresso em direção a uma Índia digital e autossuficiente”, disse Amit Agarwal, VP sênior global e chefe de país da Amazon Índia.