A Alura, comunidade de aprendizado em tecnologia, anunciou hoje a compra majoritária da FIAP, centro universitário privado de ensino de tecnologia. Com a compra, o Grupo Alura detém um portfólio completo de ensino em tecnologia e soluções de requalificação nas corporações.
Os fundadores da FIAP continuam como sócios da instituição com participação relevante na companhia e Gustavo Gennari permanece ocupando a posição de CEO à frente da gestão, em conjunto com o atual time acadêmico e de executivos.
Com a aquisição, a Alura prevê a criação de novas soluções e produtos para o mercado de educação, além da aceleração da expansão do ensino para todo o território nacional. Com isso, a projeção de faturamento conjunto para 2022 é de R$ 420 milhões.
“Esta associação representa a união de duas grandes referências de ensino na área de tecnologia e, a partir de agora, seremos o principal player do país no segmento. Teremos um portfólio completo para toda a jornada de formação de pessoas”, afirma Paulo Silveira, Fundador e CEO da Alura.
A operação foi assessorada pelo Itaú BBA por parte da FIAP e UBS/BB por parte do Grupo Alura, estando sujeita à satisfação de condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do CADE. A gestão das companhias seguirá de forma totalmente segregada até a conclusão da operação, a qual espera-se que ocorra durante o segundo semestre de 2022.
De acordo com um estudo da Brasscom a demanda por profissionais de tecnologia deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos, além disso, o país deve enfrentar um déficit anual de 159 mil desenvolvedores de software e serviços de tecnologia da informação.
“Os dados mais do que comprovam que esse mercado está extremamente aquecido, há uma necessidade enorme por profissionais qualificados e de altíssima qualidade. A partir dessa união, junto com a FIAP, elevamos a barra de ensino e contribuímos ativamente para diminuir a dor que é encontrar profissionais de tecnologia capacitados para a resolução das atuais demandas do mercado”, explica Silveira.
A aquisição acontece um ano após o Grupo Alura adquirir a edtech PM3, escola referência na educação de produtos digitais no Brasil. As operações seguem desde então de forma separada e agora, a própria PM3 realiza sua primeira aquisição, desta vez com o maior evento do setor, o Product Camp.