A venda de vídeos pela internet não é novidade pra ninguém, já que o iTunes da Apple faz isso há alguns anos já. Mas a Allvivus quis criar algo diferente e montou uma plataforma que permite que marcas, artistas ou profissionais possam cobrar pela transmissão, ao vivo, de conteúdo a seus fãs. Eles batizaram esse esquema de “video-commerce”.
Apesar de parecer muito com as plataformas que cobram por cursos online, o sistema deles tem um intuito de estar mais focado em shows musicais e esportivos, stand-up comedy, workshops, palestras, desfiles, coletivas de imprensa, lançamentos e feiras. Os criadores do projeto são mesmo mais focados no setor de música e a empresa tem até um estúdio próprio (veja acima).
O estúdio em questão é, inclusive, disponibilizado para quem quiser fazer a transmissão, incluindo os profissionais que captam as imagens, fazem edição e transmissão. “Os vídeos podem ser acessados diretamente via PC, como também, em Smartphones e Tablets, e são transmitidos por qualquer domínio de internet, bem como Fan Pages do Facebook”, diz a companhia.
Um dos destaques do projeto, na minha opinião, é que o pagamento da transmissão não precisa ser só com dinheiro. É permitido que o espectador assista ao vídeo após “pagar” com curtidas no Facebook.
A Allvivus foi criada em 2011 e comprada pelo grupo NTK Solutions, que diz já ter investido R$ 1 milhão no produto. O fundador da startup é o empresário Fred Santoro.