A Alia Inclui é uma startup nacional focada em diversidade e inclusão para pessoas com deficiência visual. A empresa criou um aplicativo que permite que pessoas com baixa visão e/ou cegas consigam acessar informações relevantes dos rótulos de produtos diversificados.
Caroline Dall Acua, cofundadora da Alia Inclui, conta que aos 10 anos foi perdendo a visão e, com apoio dos seus pais, precisou e conseguiu reaprender a viver. Formada em Direito, trabalhou grande parte da sua vida como servidora pública. Porém, com objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual a ter mais acessibilidade e independência, Carol se juntou às sócias Débora Rosati e Tatiana Duarte para criar a startup Alia Inclui.
“Conheci a Tati e a Débora de forma bem aleatória. Vimos que uma empresa de sorvetes queria colocar Braile nas embalagens para pessoas cegas. E além de surgir uma bela amizade naquele encontro, surgiu também uma ideia. Queríamos que as pessoas com baixa visão e cegas pudessem ter acesso aos rótulos de diversos produtos, e foi assim que surgiu a Alia Inclui”, conta Carol.
A tecnologia da startup funciona assim: primeiro o usuário ativa o TalkBack (Android) ou VoiceOver (iOS), após a ativação é necessário abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para qualquer produto que as informações serão veiculadas automaticamente no app.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Dentro do aplicativo, além da solução de reconhecimento do código de barras em tempo real, contando com aviso sonoro para melhor posicionamento do produto, e a leitura das informações nas mais diversas formas de apresentação de embalagens e produtos, há também uma divisão em seções das informações do rótulo de um produto cadastrado na plataforma.
Alguns produtos são cadastrados no aplicativo pelas empresas fornecedoras que procuram tornar acessível as informações dos seus produtos, o que permite ao usuário o acesso facilitado ao tópico específico de seu interesse, sem precisar ler grandes campos até localizar a informação desejada.
Desafios e Conquistas
“O maior desafio que enfrentamos como Alia Inclui foi levar inclusão para pessoas com baixa visão e cegas de forma dissociada do capacitismo. Até porque as pessoas tendem a acreditar que a deficiência visual é uma forma de exclusão social e não procuram informações que possam ao invés de excluir, incluir essas pessoas”, diz Carol
“A maior conquista, sem dúvidas, foi ver amigos queridos e pessoas com deficiência visual felizes com a plataforma. Toda vez que recebemos um feedback positivo, ficamos gratos por fazer a diferença na vida de outras pessoas”, afirma a CEO.
Próximos passos da Alia Inclui
Com um time formado por cerca de 5 pessoas, a Alia Inclui está presente em todas as regiões do Brasil. E, além de desenvolver o app, a startup também oferece treinamento de diversidade e inclusão para empresas.
Mesmo sem ter recebido investimentos, em 2022 a startup obteve um faturamento de R$ 100 mil e possui grandes marcas como parceiras, entre elas: Casa Valduga, Casa Madeira, Sorvetes Urca, Nelly, Bonne Santé, entre outras.
Em menos de 2 meses o aplicativo da Alia teve mais de 500 downloads, e a empresa quer expandir ainda mais os seus serviços. Agora, a startup quer fortalecer o seu pilar social e trazer mais empresas parceiras que acreditam no propósito da empresa e querem agregar inclusão e valor social para a sociedade. Inclusive, a Alia Inclui tem como meta ter mais de 50 empresas aliadas em 2023.
“Estamos sempre expandindo e queremos continuar assim. Queremos melhorar os nossos serviços, e mostrar para as marcas que trabalhar em inclusão dentro da empresa irá agregar mais valor ao seu serviço. Além disso, queremos mostrar que as pessoas com deficiência visual também consomem e queremos ser vistos e incluídos”, finaliza a CEO.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.