A Bart Digital, agtech especializada em soluções para financiamento agrícola, anuncia uma rodada “bridge” – ponte entre o seed e o Série A – de R$ 5 milhões junto ao E3 Negócios e à Bossanova Investimentos. Os recursos ajudarão a empresa a desenvolver novos produtos dentro da sua plataforma e a impulsionar seu crescimento na região Norte.
De acordo com Mariana Bonora, CEO da Bart, a próxima rodada pode acontecer já no início do próximo ano. No seu primeiro ano de vida, a Bart captou R$ 2,2 milhões com o fundo de venture capital SP Ventures, o que a ajudou a desenvolver a ferramenta que é hoje o seu principal produto, o Ativus.
Negócio da agtech
A startup paranaense foi fundada em 2016, e já nasceu focada na digitalização de operações de Barter, que é o pagamento de insumos, como fertilizantes ou sementes, com a produção rural. Aos poucos, a empresa expandiu para uma plataforma de serviços múltiplos, sendo a primeira empresa a viabilizar uma Cédula de Produto Rural (CPR) eletrônica. Agora, está desenvolvendo uma nova solução, a Synergy, que permite que seus cerca de 50 clientes se conectem entre si. Com isso, é possível criar o ‘match’ de serviços entre uma cooperativa com uma trading, uma revenda com um fundo de investimento ou esse fundo com um assessor jurídico, por exemplo.
Mariana explica que a empresa rodou um piloto no ano passado do sistema, o que gerou uma demanda de serviços de cerca de R$ 150 milhões. O ‘match’ ficou em R$ 40 milhões. “O dinheiro que levantamos na rodada vai nos ajudar a expandir a plataforma com a criação de novos produtos para esses clientes. Nosso foco foi sempre oferecer o escopo de serviços mais completo possível.’’
A executiva lembra ainda que a rodada abriu um canal de acesso com investidores que têm uma grande expertise no desenvolvimento de negócios. “Os novos sócios serão fundamentais para o nosso plano de expansão na região Norte. É uma área com forte atividade agrícola e com muitas oportunidades para serem exploradas via a expertise dos novos investidores”, conta Mariana. Em maio, a Bart deu o pontapé inicial a esse plano de expansão abrindo uma filial em Manaus.