A Afya, hub brasileiro de educação e soluções para prática médica, anuncia a aquisição, por meio de sua subsidiária integral Afya Participações S.A., de 100% do capital social total da Unidom Participações S.A.
A Unidom administra as instituições Unidompedro e Faculdade Dom Luiz, com campi em quatro cidades da Bahia – na capital, Salvador (a maior unidade com cerca de 1.103 alunos e o curso de medicina), Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Ribeira do Pombal.
“Estamos orgulhosos e felizes em anunciar a aquisição do Grupo Unidom, uma instituição renomada com quase duas décadas de experiência, e um grande destaque no setor educacional. Esse é um movimento alinhado à nossa estratégia de negócios e à importância de termos um hub estratégico na capital do estado da Bahia, onde já operamos outras 3 escolas de medicina no interior”, explica Virgílio Gibbon, CEO da Afya.
Uma vez confirmada, após aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), serão adicionadas mais 300 novas vagas anuais de medicina à Afya, as quais se somam às 3.203 vagas atuais, totalizando 3.503 vagas.
Crescimento da Afya no Brasil
Líder em educação médica no Brasil em número de vagas aprovadas, a Afya antecipa que o campus situado em Salvador tende a se posicionar como o principal centro de medicina da empresa no Estado, onde já atua com outras 3 instituições de medicina, com a perspectiva de matricular mais de 2.100 futuros médicos à medida que atinja sua maturidade.
A aquisição da Unidom amplia o acesso a todo o ecossistema da Afya em educação médica e soluções para a prática médica na capital baiana. Juntas, as adquiridas Unidompedro e a Faculdade Dom Luiz possuem 3.133 estudantes de graduação matriculados no primeiro semestre de 2024 — 849 em Medicina, 455 na área da saúde, 906 em cursos diversos e 923 através de Ensino à Distância.
O CEO da Afya reforça o impacto social que a nova operação deverá trazer para Salvador e arredores. “Esta transação representa um marco significativo para a Afya, demonstrando nosso compromisso contínuo em expandir o acesso ao ensino de medicina pelo país e nosso esforço em impactar as comunidades do entorno, sempre levando atendimento médico de qualidade a um número cada vez maior de pessoas”, complementa.
A Afya passará, após o fechamento da compra, a reunir 34 instituições de ensino superior, sendo 31 delas com foco em medicina. Em 2023, o grupo teve uma receita líquida ajustada de mais de R$ 2,8 milhões e crescimento de 23,9%, quase quatro vezes maior que em 2019, ano de seu IPO.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.