Por Bruna Galati
A AfroSaúde, startup de Salvador fundada em 2019 pelos empreendedores Igor Leo Rocha e Arthur Lima, surgiu como uma inovadora plataforma que visa unir profissionais de saúde negros e pacientes, especialmente focando em serviços de saúde mental e promovendo a diversidade e inclusão.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
A ideia inicial foi desenvolvida quando Igor e Arthur perceberam a falta de representatividade negra na área da saúde, mesmo em regiões onde a maioria da população é negra. A inspiração para a AfroSaúde veio de uma experiência compartilhada por uma colega de Arthur, que buscava um profissional negro para um atendimento odontológico mais empático. Esta situação levou à reflexão sobre a importância da representatividade na área de saúde e inspirou o desenvolvimento da plataforma.
“Nós lançamos um formulário no mercado para validar as dores dos profissionais de saúde e dos pacientes. O profissional não tinha reconhecimento no mercado. Mesmo tendo competência, formação, crachá e estetoscópio, ainda duvidavam se ele era médico. Para o paciente negro, ele se questionava se os atendimentos eram eficazes e acolhedores. Então pensamos como essa plataforma poderia conectar as duas pontas”, explica Igor.
AfroSaúde driblando as dificuldades
Um dos desafios enfrentados pela AfroSaúde no início foi a falta de recursos financeiros para investir na ideia, que foi validada em 2019 por meio de um banco de dados com profissionais e pacientes. Mas logo a startup participou de um programa de aceleração da Vale do Dendê.
Depois, a AfroSaúde encontrou um parceiro para desenvolver o MVP em formato simples, onde os profissionais conseguiam incluir suas fotos e redes sociais, e em seguida, em 2021, recebeu um investimento do Google For Startups, pelo Black Founders Fund. O aporte serviu para desenvolver a plataforma com ferramentas de busca, agendamento e pagamento, além da telemedicina. Por fim, participou do programa de aceleração do Nubank, Semente Preta, em 2022.
“Quando conseguimos lanças a plataforma completa no mercado, começamos a ter receita por percentual de consultas e gerar caixa, num futuro, queremos desenvolver uma assinatura para os profissionais trabalharem na plataforma. Também recebemos o desafio do Google For Startups para desenvolver um lado de saúde mental para os empreendedores do Black Founders Fund”, relembra Arthur.
A AfroSaúde começou focada em atendimentos individuais (B2C) e com o desafio, encontrou uma oportunidade de oferecer serviços de saúde mental para empresas (B2B), contribuindo para a construção de ambientes mais inclusivos e seguros para os colaboradores. Além de oferecer a plataforma com inúmeros psicólogos – que inclui além de negros, profissionais especializados em mulheres, LGBTQIA+, PCDs, entre outros grupos – com uma variedade de preços, começando em R$ 60 por consulta, a startup também desenvolve eventos e palestras sobre inclusão e diversidade.
“Trabalhamos muito a questão da liderança inclusiva e empatia com a história do colaborador negro. Por conta de a população negra ter sido desumanizada por tanto tempo, pensar na possibilidade de um futuro é complicado e é isso que trabalhamos junto com a empresa, essa implementação efetiva das políticas de diversidade e habilidades de inclusão”, afirma Igor.
Na plataforma, o paciente faz todo percurso de atendimento, desde a busca do profissional, agendamento, pagamento, consulta, receitas e pedidos para exame – que são entregues com assinatura digital do médico. A primeira consulta é online, mas se for necessário é possível o agendamento presencial. E para o profissional, a AfroSaúde funciona como uma clínica digital, onde ele pode gerenciar sua agenda, ter uma renda extra e aumentar a sua carteira de pacientes.
Atualmente, a AfroSaúde atende mais de 7 mil pacientes e conta com uma rede com quase 2 mil profissionais de saúde por todo o Brasil e no B2B são 4 empresas cliente. A meta de faturamento para 2023 é atingir R$ 1 milhão, impulsionando o crescimento da startup. Em relação a investimentos, a AfroSaúde está se preparando para uma nova rodada, visando escalar ainda mais a plataforma e expandir sua presença por todo o Brasil.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.