* Por Fabiano Nagamatsu
Trabalhando com tecnologia de ponta, temos a oportunidade de ver em primeira mão todas as possibilidades que cada uma delas oferece para diferentes tipos de negócios. E o Blockchain não desaponta neste sentido. Garantindo a segurança nas transações virtuais, ele possibilita uma série de operações que até agora eram feitas no papel – ou então não eram feitas.
O Blockchain nada mais é do que um sistema altamente seguro para proteger informação. Nele, os dados ficam salvos em uma “cadeia de blocos”, ou seja, em vários servidores ao mesmo tempo. Por isso os vazamentos ou invasões por hackers são tão mais difíceis do que arquivos tradicionais: esse código precisaria ser quebrado, simultaneamente, em múltiplas fontes.
Em tempos onde os dados dos usuários online são a grande oportunidade da tomada de decisões corporativas, sua segurança é imprescindível. Testemunhamos grandes escândalos quando ela é violada – como o caso da Netshoes, que foi responsabilizada pelo vazamento de dados de 2 milhões de clientes em 2019.
Armazenar os dados de seus clientes em Blockchain evitaria esse tipo de problema. Mas conheça também outras aplicações menos conhecidas da tecnologia:
Segurança financeira
Com a descentralização da economia para as criptomoedas, não há nada mais importante do que a garantia da segurança desse dinheiro investido, qualquer que seja a plataforma escolhida.
A partir do Blockchain, é possível tanto fazer o lançamento de criptomoedas e controlar sua valorização quanto aumentar a segurança de bancos tradicionais e seus servidores. Inclusive para a realização de pagamentos internacionais, que envolvem diferentes tipos de documentação e taxas de câmbio.
Além disso, a tecnologia é muito útil quando se fala de investimento em empresas. Com ela, é possível elaborar os Contratos Inteligentes (Smart Contracts). Eles são códigos virtuais utilizados para automatizar acordos pré-estabelecidos entre as partes envolvidas. Assim, uma vez que chegam as entradas, o sistema já transfere automaticamente as porcentagens devidas para cada sócio.
NFT e jogos digitais
O uso do Blockchain para NFTs já é bem conhecido. Como eles são registros virtuais de itens não fungíveis, estes precisam ser feitos com a maior segurança possível – já que é comum que obras de artes digitais correspondam a milhares de dólares.
Para os games, ele proporciona segurança aos jogadores. Dessa forma, eles se sentem dispostos a fornecer seus dados pessoais e seu comportamento no ambiente online para a plataforma. Os itens comercializados dentro dos jogos, sempre em NFT, são valorizados também em Blockchain e podem ser revendidos, construindo uma relação parecida com a bolsa de valores.
Automóveis inteligentes
Um pouco mais novos no mercado brasileiro, os automóveis inteligentes como o da Tesla, já representam sonhos de consumo para muitos. Eles basicamente transportam o usuário sem um motorista, por meio de sensores e a utilização de GPS para navegação.
No entanto, a segurança dos dados de condução e das rotas é uma preocupação quanto a vazamentos. Por isso, esses automóveis utilizam o Blockchain para assegurar que essas informações não sejam passíveis de ataques por hackers.
Agronegócio
Uma faceta um pouco mais surpreendente do que as anteriores é a utilização do Blockchain no agronegócio. A partir da tecnologia, é possível tokenizar uma determinada área a ser monitorada e atrelá-la a um sistema de créditos de carbono. E desenvolver sustentabilidade financeira através de uma monetização antecipada por comercialização de tokens.
Ou seja, ao passo que essa área vai sendo bem gerenciada, ela se valoriza e os créditos são automaticamente repassados aos investidores. O mesmo pode ser feito com monitoramento de florestas para evitar queimadas e desmatamento.
Usos públicos
O Blockchain não é usado somente por empresas, mas também por órgãos públicos. As assinaturas eletrônicas e a digitalização de documentos por cartórios já são realidades, além do nosso próprio CPF, que já usa a tecnologia para evitar fraudes.
Além disso, é possível fazer uso dela para garantir a segurança das eleições e do voto digital, evitando questionamentos e qualquer possibilidade de fraude eleitoral.
Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, indicado dois anos consecutivos entre os 10 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020 e 2021.