A NFC (sigla para Near Field Communication) é uma tecnologia que permite a troca de dados entre aparelhos por aproximação e promete solucionar problemas relacionados, por exemplo, ao pagamento móvel. Mas ela ainda está longe da realidade do brasileiro e, sabendo disso, a empresa carioca Kinetics criou uma alternativa.
Trata-se da Nearbytes, que permite o envio e recebimento de dados através de som com o uso de um algoritmo de processamento de áudio. O produto foi criado por Marcelo Ramos, Vivian Rousseau e Orlando M. Shorter, que fazem parte da TotMob, uma divisão da Kinetics que foi criada em 2010 e, desde 2011, desenvolve a Nearbytes.
Veja um vídeo para entender um pouco melhor:
A tecnologia funciona como um aplicativo para smartphones –por enquanto só Android e iOS—e pode ser integrada dentro de PCs e notebooks, sem necessidade de hardware adicional, desde de que haja alto-falantes e microfones. Os aparelhos em “comunicação” também não precisam estar conectados a nenhuma rede específica.
Por enquanto, a equipe que criou a Nearbytes procura interessados em fazer testes iniciais com a aplicação. Saiba aqui como ser um “beta tester”.