A velocidade com as quais as coisas funcionam atualmente sempre nos levaram a acreditar que inovação é apenas aquilo que foi criado recentemente ou é completamente único.
Essa crença, presente no imaginário popular, acaba matando o desenvolvimento de diversas startups antes mesmo delas se desenvolverem. Na busca por uma solução completamente nova para um problema antigo, alguns empreendedores desistem ainda na fase de ideação. Isso porque, nem sempre a resposta está na criação, mas na atualização constante que pode vir, inclusive, na forma de um novo nome no mercado.
A Nubank, por exemplo, foi fundada em 2013 como uma fintech com o objetivo de oferecer serviços bancários mais acessíveis e transparentes. Mais de 10 anos se passaram, soluções similares apareceram no mercado, e até mesmo bancos tradicionais foram obrigados a se adequar à nova linguagem de consumo de serviços bancários criada pela startup, mas a empresa continua figurando na mente do consumidor como sinônimo de modernidade.
O mesmo vale para outras marcas famosas como Netflix, Ifood, 99,Airbnb e tantos outros.
Há alguns fatores que contribuem para isso; o primeiro, sob a qual temos pouco controle, é que o público continua enfrentando os mesmos problemas de anos atrás, e a atualização do mercado não foi suficiente para tornar o produto ou serviço obsoleto ou, ao menos, rotineiro.
No entanto, essas empresas carregam em comum a constante busca por aprimoramento, muitas startups maduras encontram sucesso ao reimaginar soluções já existentes, adaptando-as às demandas atuais de forma criativa e disruptiva. Essa abordagem, conhecida como inovação incremental, é crucial para a sobrevivência e o crescimento de empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
É importante destacar que a inovação incremental não se trata apenas de fazer pequenas alterações nos produtos ou serviços existentes, mas sim de buscar constantemente maneiras de melhorar e evoluir. As startups que conseguem adotar essa mentalidade estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e continuar crescendo a longo prazo.
Os pontos-chave para esse tipo de construção passam por alguns pilares. A começar pelo conhecimento profundo das mudanças de mercado, é preciso estar atento às necessidades do cliente e como elas se transformam ao longo do tempo.
O mesmo vale para as novas tecnologias, as startups precisam estar abertas a adotar novas tecnologias que podem ajudá-las a melhorar sua eficiência, alcançar novos clientes e oferecer experiências mais personalizadas.
Por fim, tenha certeza de que há uma cultura forte de inovação na sua empresa, incentive seus funcionários a serem criativos e a apresentar novas ideias. Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é essencial para impulsionar a inovação interna.
As startups que conseguem se reinventar e se adaptar às novas demandas do mercado serão as que terão maior sucesso no futuro.
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