* Por Thales Calmon
Elas transpiram inovação. E o propósito é trazer ao mercado ideias inusitadas e, muitas vezes, revolucionárias, que sejam capazes de identificar e sanar as principais dores dentro de determinado segmento.
Em meio ao processo evolutivo para chegar, enfim, ao serviço ou produto final que será ofertado, a trajetória de uma empresa digital native (ou nativa digital) deve contar, essencialmente, com uma estrutura impecável em termos de otimização de processos, além da persistência e determinação de seus idealizadores. Até porque, quando falamos sobre digital natives, é praticamente impossível imaginar uma rotina de trabalho que não conte com soluções tecnológicas, capazes de criar verdadeiros ecossistemas colaborativos, produtivos e de inteligência.
Diferentemente dos modelos de negócios tradicionais, em que a conquista, visibilidade e crescimento no mercado acontece aos poucos, nas startups essa escalada acontece, muitas vezes, de maneira abrupta e exponencial. É justamente para lidar com esse dinamismo, que faz parte da alma inovadora do negócio, que tais estratégias e ferramentas fazem tanto sentido.
São diversas as modalidades e ferramentas existentes em um ecossistema de inovação que podem contribuir para o crescimento de grandes promessas do mercado. Ecossistemas produtivos, por exemplo, garantem que todos os dados do negócio estejam na nuvem. Um processo vital para uma digital native, em função do processo de maturação da empresa, com benefícios que poderão ser sentidos a longo prazo, como a manutenção dos baixos custos com infraestrutura, segurança de dados e ganhos de escalabilidade.
Pensando na integração, engajamento e colaboração entre as equipes que compõem o negócio, tão importante quanto ter os dados na nuvem é permitir que todas as tarefas e atividades sejam realizadas e gerenciadas por meio de um Ecossistema Colaborativo, com aplicativos de comunicação e muitas outras ferramentas que viabilizam o acesso a um mesmo projeto, de forma simultânea, para contribuir com novas ideias, ajustes e direcionamentos, permitindo o aumento da produtividade e o envolvimento dos times, através de experiências mais conectadas. Vale destacar que todo este cenário é responsável por um ambiente de trabalho livre, onde as pessoas podem contribuir independentemente de onde estiverem.
Além disso, quem está nessa corrida do empreendedorismo sabe como pode ser complexo chegar a um produto ou serviço ideal ao público que almeja atingir. São inúmeras pesquisas de mercado, insights e feedbacks de futuros consumidores para gerenciar. Um alto volume de dados a serem detalhados, trabalhados e cruzados – uma função que os Ecossistemas de Inteligência são capazes de contribuir para a definição de uma estratégia rápida e certeira, traduzindo as informações em valor de negócio para todos.
Por isso, é de extrema importância contar com parceiros que possam atuar junto à idealização do negócio, aptos a apresentar soluções integradas, essenciais para essa consolidação em curto prazo. Empresas que realizam a implantação e o gerenciamento desses Ecossistemas de Inovação, garantindo que cada novo colaborador sinta-se igualmente integrado e acolhido, que todos os processos sejam otimizados e que cada ação seja planejada e tenha real propósito. Mais do que investir tempo e bastante trabalho para tangibilizar ideias tão disruptivas, quanto melhor estruturadas, maiores serão as chances de chegar ao patamar tão desejado por seus empreendedores: o de ser o mais novo unicórnio do mercado.
Thales tem um perfil empreendedor nato e ajuda empresas a se reinventarem fazendo o melhor uso das tecnologias de marketing, desenvolvendo o que existe de melhor nas soluções atuais de mercado. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios. Para ele, desenvolver múltiplos ecossistemas de inovação é o mais importante para promover experiências únicas para todos.